Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 4 de abril de 2002

Wagner José Carrijo Borges

Esta história contém:

PESSOAL Nome e nascimento Meu nome é Wagner José Carrijo Borges, nasci em Uberlândia, no dia 11 de abril de 1953. Pais Celso Borges e Elveda Carrijo Borges. Meu pai era mecânico com especialização em moto e minha mãe iniciou a carreira como professora, mas a vida dela toda de casada foi doméstica. Meu pai iniciou na profissão de mecânico de moto, isso ainda na juventude dele, quando ele comprou uma. Na realidade, antes disso, ele trabalhava em uma oficina mecânica de automóveis em Uberlândia, era empregado em uma oficina da Ford na época. Aí, ele se desentendeu nessa oficina, pediu para sair e comprou uma motocicleta que veio toda desmontada dentro de um saco de linho. Ele reformou essa moto inteira e montou a moto. Foi a primeira moto que ele montou na vida dele. Gostou, pegou paixão pela coisa, e começou a consertar motos dos amigos. Aí foi ampliando a clientela, e montou uma oficina realmente de moto. Era uma oficina muito tradicional em Uberlândia. Inclusive, um dos grandes fregueses dele era o próprio Luiz Alberto Garcia e o irmão dele, o Walter. Eles eram os melhores clientes dele. Ele foi se aperfeiçoando e se especializou em retífica de moto, que é um serviço de alta precisão. Então, ele começou a abandonar a parte, vamos dizer, mais suja, mais mecânica da moto, e começou a trabalhar na especialização da moto, que é a parte de retífica, a parte de recondicionamento de bielas e do motor em si. Ele recuperava essa parte, entregava isso para as oficinas, as oficinas montavam, acabavam de montar a moto e testavam. Ele trabalhou no conserto de motos eu acredito que até por volta de 1970, mais ou menos, e a partir daí ele se especializou no serviço mais delicado, no serviço que exigia maior precisão, que é a parte de retífica e recondicionamento de peças e assim por diante. Não havia quase nenhuma assistência técnica local. A maioria, a maioria não, as motos na sua totalidade eram importadas. Realmente havia uma...

Continuar leitura
Palavras-chave: cidades, telecomunicações

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Wagner José Carrijo Borges
Data: 4 de abril de 2002
Local de produção: Brasil / Minas Gerais / Uberlândia
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Texto

Adam Edward Drozdowicz

"Eu sou um sobrevivente, óbvio"
“Trabalhar com meio ambiente é ir contra a correnteza”
Vídeo Texto
Paulo Roberto de Souza
Vídeo Texto

Paulo Roberto de Souza

Paulo Roberto de Souza
A ligação entre as pessoas
Texto

Oswaldo Firmino Júnior

A ligação entre as pessoas
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.