Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Sonhadora 983
Por: Inventário de Sonhos, 6 de junho de 2020

Vou pintar tudo que enxergar!

Esta história contém:

Vou pintar tudo que enxergar!

Somos muitas pessoas em um lugar que parece um porto. Estamos em uma espécie de setor de embarque. Estamos próximos da água, mas não a vemos. Há muitas pessoas e movimento, pequenos arranjos que precisam ser feitos, coisas que precisam ser carregadas. As embarcações que partem dali e ali chegam são enormes. Da altura em que estamos só conseguimos ver parte dos cascos enormes, da pintura velha, sinais de óleo e alguma corrosão. Um porto antigo e muito usado. E as pessoas conversam, alguns são amigos, conhecidos, outros não, mas há um clima de camaradagem daqueles que enfrentarão uma longa viagem, não necessariamente escolhida, juntos. Ninguém está particularmente triste ou alegre. Há um misto de entusiasmo pela partida com resignação pelo que está sendo deixado para trás. Um clima de dia comum, uma situação incomum que já foi absorvida como a única realidade possível. Embora não falemos disso, sei muitos estão indo embora para sempre. As pessoas estão partindo dali com seus pertences, mochilas, malas, caixas, mobília, animais. Estão indo embora porque não parece mais possível viver ali. E no meu intimo sei que cidade está ficando vazia. Sei que vai ficar totalmente vazia rapidamente, com mais alguns embarques. E sei que vou ficar ali no porto me despedindo e dando abraços amorosos em todos que partem. Sorrindo, e sentindo uma pontinha de tristeza pela saudade antecipada. Mas esse sentimento não predomina. O que se sobressai é a alegria porque estão conseguindo fazer ali que aparentemente desejam fazer, ou pelo menos algo que é necessário. Sei que quando chegar minha hora de embarcar terei a oportunidade de ter uma vaga em algum dos navios. Mas sei não irei. Não compartilho essa informação com os amigos para não os alarmar. Não estou alegre nem triste. Saber que não vou é só um saber. Não chega a ser uma escolha. Não chega a não ser uma escolha. Quando os últimos habitantes da cidade estão subindo as escadas...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Vou pintar tudo que enxergar!
Data: 6 de junho de 2020
Personagem: Sonhadora 983
Autor: Inventário de Sonhos

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.