Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

ROBERTO DE JESUS MACIEL FORTES nasceu em Iguape, Estado de São Paulo, no dia 6 de agosto de 1962, data anualmente consagrada ao Senhor Bom Jesus de Iguape, filho do casal Edmur Roberto Fortes e Antônia Maciel Fortes.

Desde cedo demonstrou inclinação às letras e ao estudo da História local. Aos 13 anos, quando cursava a 6ª série ginasial, descobriu-se escritor. A partir de então, passou a escrever pequenos contos, que eram lidos e comentados por seus colegas de classe. Criou, nessa época, o pitoresco conto em vários episódios “O Vale dos Diabos Mancos”, cujos capítulos, manuscritos em folhas de caderno, eram avidamente lidos pelos seus colegas adolescentes.

Aos 15 anos, aflorou seu dom para a poesia. Seu primeiro poema levou o sugestivo título “Divagações de Um Adolescente Acerca do Amor”, onde já se percebem o lirismo e o romantismo (mas também uma certa dose de pessimismo) que caracterizam a maioria de seus escritos poéticos.

Aos 16 anos, descobriu-se jornalista, passando a colaborar periodicamente com o Jornal de Iguape, através de crônicas e reportagens. Seu primeiro escrito para esse jornal foi uma crônica sobre Carmen Miranda, que desde aquela época é seu objeto de culto.

Aos 18 anos, foi a vez de se revelar historiador. Passou, então, a estudar profundamente a História de Iguape e do Vale do Ribeira e a publicar seus trabalhos nos jornais locais e regionais, trazendo à luz fatos totalmente desconhecidos do grande público. Em 1981, seu levantamento sobre a Escravidão no Vale do Ribeira, publicado na Tribuna do Ribeira, mereceu moção de aplausos da Câmara Municipal de Registro.

JORNALISMO

Em junho de 1979, fez a sua estréia no jornalismo, quando passou a colaborar com o quinzenário Jornal de Iguape, então editado pelo casal Edna Meixedo Sulzbach e Mário Amaro Sulzbach. Nesse tablóide, publicou inúmeras reportagens e trabalhos históricos, até o ano de seu fechamento, em dezembro de 1987.

Em princípios de...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Vídeo Texto

Sâmia Aparecida Victorio Rios

"Tem a ver com essa avó"
O pulso da veia literária
Texto
Lobato, graças ao grande Lobato
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.