Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Thelma Vania de Almeida Gomes, 18 de novembro de 2025

vivências ribeirinhas na ilha de Cotijuba Pará Amazônia

Esta história contém:

vivências ribeirinhas na ilha de Cotijuba Pará Amazônia

Vídeo

Eu Sou professora de ar e mora em Belém do Pará trabalhei em Cotijuba uma ilha próximo a Belém desde 2010 e latitudes maiores experiências matemáticas ambientais da minha vida atravessava todos os dias às 7 horas da manhã para Ilha para dar aulas ribeirinho e lá passava o dia inteiro retornando às 18 horas esse transporte de um lado para o outro nessa nessa caminhada nessas ruas que são os nossos filhos Recebi várias coisas que eu nunca tinha visto via Nossa Floresta mim como morava os ribeirinhos as suas necessidades e a importância da floresta e da população tudo foi muito marcante da minha vida inclusive as pequenas e sem saber se a ser resgatada mas ali o momento das embarcações barcos Muito pequenas muito frases e a violenta das Marés que me condicionavam de um lado para o outro isso fez com que eu pudesse ver como a vida ela é Ela é tão tão pequena tão frágil de um momento para o outro e nessa nessa busca de me salvar de ver como as pessoas corriam risco todos os dias e eu estava ali vivenciando né aquela alimentação que eles é o açaí né que eles tomavam todos os dias eu passei a ter aquele mesmo alimentação de peixes e isso me fez ter empatia hoje com os ribeirinhos então só ando diariamente é o que é aquele povo passava que eu pude realmente entender o que era a vida de um ribeirinho e eu dou graças a Deus por ter essa experiência e por que podia ajudar uma nova forma de grávida o novo olhar uma nova estética para aquelas crianças eu espero que muitas pessoas tem na cidade conhecer a população Ribeirinha não só de Belém mas da nossa Amazônia como tudo e que todos possam ver a grandeza de tudo isso obrigada

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.