Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa,

Viva o presente, pense no futuro e esqueça as coisas ruins do passado

Esta história contém:

Viva o presente, pense no futuro e esqueça as coisas ruins do passado

Meu nome é Renata Gouveia de Souza, nasci na cidade e no estado de São Paulo no dia 10 de outubro de 1989. Desde que nasci sempre morei em Heliópolis. Meus pais se chamam Ana e Antonio, meus avós maternos se chamam Maria e Enoque e paternos Antonia e Pedro. Meu pai trabalhava de metalúrgico e depois passou a ser pedreiro, mas atualmente esta desempregado, minha mãe sempre foi dona de casa, mas está trabalhando de doméstica. Minha infância foi bem legal, porque sempre tive bastante espaço no meu prédio. A casa (apartamento) é a mesma desde os 3 anos, a rua que moro é uma subida, do, do lado esquerdo (para quem sobe) tem o meu prédio e casas e do lado direito tem o Hospital Heliópolis. Na rua passa ônibus e de vez em quando carro. Minha adolescência é assim: de casa para escola, duas vezes por semana tem o curso Heliópolis dos Sonhos e faço parte de um grupo de adolescentes na Igreja Santa Edwiges. Tenho uma irmã mais velha, moro com ela e com meus pais. A rotina na minha casa é: acordamos, eu minha irmã vamos para a escola, minha mãe arruma a casa e depois sai para trabalhar, a tarde estamos todos em casa, vemos TV ou fazemos alguma coisa, e eu duas vezes por semana vou ao curso e final de semana vou para a igreja. Não trabalho e ainda não sei o que ao certo que profissão quero ter, mas acho (por enquanto) que decoradora. Estou fazendo a 8ª série, no colégio Gonzaguinha. Dos anos anteriores lembro-me com saudades da 3ª série, de algumas festas, das brincadeiras e de alguns professores. Sonho em me formar e construir uma boa família. Uma frase: Viva o presente, pense no futuro e esqueça as coisas ruins do passado.

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Viva o presente, pense no futuro e esqueça as coisas ruins do passado
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.