Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 26 de fevereiro de 2022

Visagem ou assombração

Esta história contém:

Visagem ou assombração

Vídeo

To owera no meu tempo não tinha, foi quando eu cheguei aqui que me contaram sobre esse To owera, que tinha aqui. Rapaz eu ficava com medo também, minha avó dizia não tem nada de assombração aqui.... O Carneiro virava bicho, não sei muito bem o quê era To owera ou não por aqui.

Nós íamos pelo caminho ate chegar no final, aí também tinha os meninozinho diziam olhar aqui o rastro do bicho aqui é Carneiro que ta virando bicho mesmo. Eu fiquei com medo nesse dia que fomos juntar Coco amarelo, e a minha tia viu o rastro do To owera, em seguida viemos embora, ninguém mais vem pra cá caçar coco nesse lugar, nesse tempo os meninos vieram com a gente pois e, até chegar na aldeia perto da casa deles que era logo ali, me convidaram pra ficar, ou seja, dormi e almoçar lá, eu disse vou pelo caminho, eu vou com Deus não vai acontecer nada comigo deixei ai eles, no caminho aí eu vir de lá.

Eu vir por um caminho véi tudo cheio de igarapés por aqui debaixo do pé de pequi sozinha de noite ai não vir nada também, eu vir sozinha por aqui. Não vir To owera e nem um que já mataram, meu tio também que morreu ai, e nada de Assombração lá. Meus Deus a mulher tem coragem o seu Antônio dizendo, por dentro aqui nessa época não tinha mata, tinha mais acabou... Mais rapaz, eu não vir nada de assombração, visagem ou To owera, nem a catinga já era também.

Fizeram algo aqui, fizeram algo aqui, fez não, essa mulher tem coragem diziam pra mim. Ainda tinha avó dela aqui, como é que ela iria vir pra cá, a coitada, não sei se era pra colá, vinha sozinha, fazia farinha apenas pra ela, vinha atrás dela e dizia tia não vai por ai não tem um negócio aí, a onde essa muié faz farinha assim mesmo desse jeito meio bolado, depois disso viemos embora pois é, eu que nem vir esse bicho, eu vir um bocadinho de coisa não sei nem o que era.

Fechar

Margarida januaria da Silva Guajajara

Dados da imagem Foto de Margarida Januária da Silva Guajajara

Período:
Ano 2022

Local:
Brasil / Bom Jardim

Imagem de:
Margarida Januaria da Silva Guajajara

História:
Visagem ou assombração

Crédito:
Geclesio Vituriano Faustino Guajajara

Foto de Margarida Januária da Silva Guajajara

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.