Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Vilma Lustosa Barbosa
Por: Museu da Pessoa, 12 de novembro de 2004

Vilma Lustosa Barbosa

Esta história contém:

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO

Vilma Lustosa, Rio de Janeiro, 22 de dezembro de 1957.

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL

Eu estou há 23 anos na área cultural, na área de cinema. Eu entrei através da minha irmã, Walkíria Barbosa, que é diretora do Festival comigo. Junto com um grupo, ela fundou um Festival. Isso já faz 21 anos. Eu entrei numa fase preparatória. Sou formada em Sociologia, na época estava trabalhando com um sociólogo, trabalhando em comunidades de baixa renda, dando aula etc. E aí começamos a fazer o Festival e estou aqui até hoje. Quer dizer, do Festival a gente começou a produzir filme, nós trabalhamos muito na área ambiental, com educação ambiental, trabalhando através do audiovisual. Enfim, estamos aprontando aqui há uns 25 anos.

CULTURA NO BRASIL

Eu acho que mudou muito. Há muito tempo ou algum tempo atrás era mais complexo porque você falava em cultura, você ia buscar recurso, você ia buscar instrumento, era tudo assim: “Ah, vou te dar uma ajudinha, vou te dar uma ajudinha” Sabe, sempre na base da ajuda. Quer dizer, você estava numa posição sempre assim: ou era muito legal, mas também era pedinte. Era uma coisa associada. Hoje não. Acho que a gente ganha um nível de profissionalização bastante significativo. Existem escolas de formação profissional. A área que eu atuo, quer dizer, o cinema, o cinema tem uma mudança estrutural. A gente tem hoje um parque técnico no Brasil, que é de primeira linha. Nós sempre tivemos mão-de-obra qualificadíssima. O Brasil é realmente uma vanguarda na nossa área, no mundo inteiro, sempre se colocou como padrão internacional. E a gente hoje começar a ter a oportunidade de mostrar mais claramente, não é um movimento brasileiro, é um movimento mundial, de que cultura é um bom negócio, é um negócio para ser investido. Além de ser, como a gente diz, importante para a humanidade, para o ser humano, que esse é o motivo que se trabalha nessa área, você está fazendo algo para alguém,...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.