Vila Amorim / Votocel
Nós alunos da E.M.E.I.E.F. “Maria Helena de Moraes Scripillitti” da professora Maria Elisete, através do projeto Memória Local, entrevistamos o senhor José Esmeraldo Pereira, conhecido como Seu Zezito, para sabermos a origem e o desenvolvimento dos bairros Vila Amorim e Votocel, lugares onde moramos e estudamos.
Seu Zezito nos contou que morava na Bahia e veio para Votorantim a convite de um irmão que já trabalhava aqui, deixando na Bahia familiares e a noiva.
Quando chegou, já começou a trabalhar na fábrica Votocel. Vila Amorim nesta época era uma grande chácara com duas casas.
Seu Zezito morou dois anos no quarto de solteiro da fábrica e só depois voltou para a Bahia para buscar sua noiva, dona Alaíde. Casou-se lá na Bahia e a trouxe para Votorantim. Ela, dona Alaíde quando chegou, demorou a se acostumar, sentia muito frio. Os dois passaram a trabalhar na fábrica, ela como enfermeira.
A vida era muito boa, eles moravam na casa da fábrica e nessa época seu Zezito ajudou a construir o ginásio de esportes e a escola que hoje estudamos.
Eles tiveram três filhos que foram criados na vila da fábrica.
A Vila Votocel nessa época era limpa, cheia de crianças, muito boa para se morar e criar os filhos. Vila Amorim estava crescendo bem rápida, já tinham várias casas, bares e um mercadinho.
Seu Zezito trabalhou 40 anos na fábrica, vivendo na vila se aposentou e mudou-se para outro lugar. Sente muita saudade e quando vem visitar amigos que ainda moram aqui, vê que a Vila Votocel hoje está abandonada, a fábrica que trabalhava não funciona mais e a Vila Amorim cresceu muito, hoje tem de tudo, padaria, mercado, lojas, igrejas, muitas casas, muito movimento de carros e ônibus e o principal, muitas pessoas.