Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Vila Amorim / Votocel

Esta história contém:

Vila Amorim / Votocel

Nós alunos da E.M.E.I.E.F. “Maria Helena de Moraes Scripillitti” da professora Maria Elisete, através do projeto Memória Local, entrevistamos o senhor José Esmeraldo Pereira, conhecido como Seu Zezito, para sabermos a origem e o desenvolvimento dos bairros Vila Amorim e Votocel, lugares onde moramos e estudamos.

Seu Zezito nos contou que morava na Bahia e veio para Votorantim a convite de um irmão que já trabalhava aqui, deixando na Bahia familiares e a noiva.

Quando chegou, já começou a trabalhar na fábrica Votocel. Vila Amorim nesta época era uma grande chácara com duas casas.

Seu Zezito morou dois anos no quarto de solteiro da fábrica e só depois voltou para a Bahia para buscar sua noiva, dona Alaíde. Casou-se lá na Bahia e a trouxe para Votorantim. Ela, dona Alaíde quando chegou, demorou a se acostumar, sentia muito frio. Os dois passaram a trabalhar na fábrica, ela como enfermeira.

A vida era muito boa, eles moravam na casa da fábrica e nessa época seu Zezito ajudou a construir o ginásio de esportes e a escola que hoje estudamos.

Eles tiveram três filhos que foram criados na vila da fábrica.

A Vila Votocel nessa época era limpa, cheia de crianças, muito boa para se morar e criar os filhos. Vila Amorim estava crescendo bem rápida, já tinham várias casas, bares e um mercadinho.

Seu Zezito trabalhou 40 anos na fábrica, vivendo na vila se aposentou e mudou-se para outro lugar. Sente muita saudade e quando vem visitar amigos que ainda moram aqui, vê que a Vila Votocel hoje está abandonada, a fábrica que trabalhava não funciona mais e a Vila Amorim cresceu muito, hoje tem de tudo, padaria, mercado, lojas, igrejas, muitas casas, muito movimento de carros e ônibus e o principal, muitas pessoas.

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Vila Amorim / Votocel
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.