Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Karla Corcini Pilla
Por: Museu da Pessoa, 28 de junho de 2012

Via de mão dupla

Esta história contém:

Via de mão dupla

Meu nome é Karla. Sempre vivi no mesmo bairro. Toda a família do meu pai mora lá: meus tios, meus primos. Minha mãe sempre presente. Ela nunca precisou trabalhar fora de casa, tinha aquela vidinha protegida. Não tinha noção do que acontecia lá fora. Antes, eu não entendia as razões que levavam as crianças e os adolescentes a viver nas ruas. Achava que estavam lá por vontade própria. Trabalhando no projeto ViraVida, a forma como eu vejo hoje a realidade em minha volta, mudou. Mudou a minha visão de mundo.

Outro dia, uma aluna me contou que tinha apanhado do ex-namorado. Eu disse a ela que, se fosse eu, teria denunciado à polícia. Só que ela respondeu: “Você fala isso porque não mora onde eu moro. Se tivesse denunciado, ele teria me matado e colocado fogo na minha casa. Se eu fosse na delegacia, a polícia ia aparecer no meu bairro e outras pessoas poderiam me matar, porque ia atrapalhar o negócio deles.”

Sempre aprendi a me defender, não levar desaforo pra casa. Mas a realidade dos nossos alunos é bem diferente. A gente tenta mostrar a eles que no ViraVida não é como na rua, não é a comunidade onde moram. Aqui não precisam ter determinado tipo de comportamento. Quando falamos que os meninos e as meninas do ViraVida têm pavio curto, pode parecer exagero. Mas, a verdade é que eles não têm é pavio nenhum! Uma das meninas um dia me explicou o porquê: “Se alguém me chamar pra briga, tenho que ir e bater. Se abaixar a cabeça, o bairro inteiro vai saber que pode aprontar comigo.”

Tenho ouvido histórias desses jovens de que até Deus duvida. Mas hoje já não fico tão chocada. Tenho que ser um pouco fria, respirar fundo. Se você ficar nervosa, estressada, você não consegue ajudá-los. Todo dia tem imprevisto!

No início, eu ficava chocada com a maneira como falavam, como se vestiam, como se comportavam. Hoje, entendo que eles só querem chamar atenção, precisam que alguém os ouça, querem...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF
Projeto Memórias e Histórias de Mudanças Depoimento de “Karla” Entrevistada por Fernanda Prado e Luiz Gustavo Lima Londrina, 28/06/2012 Entrevista VV_TM005 Transcrito por Priscilla Proetti/ MW Transcrições (Mariana Wolff) Revisado por Ana Calderaro A entrevista na íntegra bem como a identidade dos entrevistados tem veiculação restrita e qualquer uso deve respeitar a confidencialidade destas informações. Para ter acesso à entrevista na íntegra, entre em contato com museologia@museudapessoa.net

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

O revolucionário da Vila de Boim
Texto

Maickson dos Santos Serrão

O revolucionário da Vila de Boim
Líbero dos projetos sociais
Vídeo Texto

Alexandre Carvalho Ferreira

Líbero dos projetos sociais
Conversando a gente se entende
Texto

Valéria D'Onófrio

Conversando a gente se entende
Texto

Mônica Zagallo Camargo

"Aprender, conviver e multiplicar"
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.