Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Jorge Silva
Por: Museu da Pessoa,

Vestindo a camisa

Esta história contém:

P/1 – Seu Jorge, diz o seu nome completo, local e data de nascimento?

R – Jorge Silva, a data de nascimento é 22 de maio de 1927, nascido na capital do Estado do Rio de Janeiro.

P/1 – Seu Jorge, quando o senhor entrou na Petrobras?

R – Na Petrobras eu já entrei em 13 de setembro de 1956, né? Nós fomos logo, direto para aquele prédio do (Barcercer?)... não sei se vocês lembram do Barcelos, não? Então, a Petrobras, no início, ela estava somente ali na Avenida Rio Branco, 81, Edifício Mercantil… Eu vou contar uma pequena história: eu estava lá, já tinha trabalhado na Hamilton do Brasil, e a Petrobras, através de um vendedor... que eu já tinha saído da Petrobras, fui trabalhar como auditor do laboratório (Ledro?), que, por coincidência, o Walter Miguez de Mello, era irmão do Leopoldo Miguez de Mello da Petrobras, ele era médico do Getúlio Vargas. E acontece que o Dimitri foi lá me procurar e disse: “Jorge, a Petrobras comprou as máquinas Foremost da Hamilton, e ele quer um técnico para implantar aquilo ali”. Eu falei: “Olha, eu vou fazer o seguinte, eu estou aqui como auditor com o doutor Walter Miguez de Mello, eu vou chamar o meu irmão”, que já tinha trabalhado na Hamilton, “e vou levar o meu irmão pra lá”. E era o Marçal Zobaran, que é até falecido, que era chefe do SEL, Serviço de Executivos Locais, onde a máquina estava instalada. E eles não tinham condições de começar a iniciar a máquina. Eu, pra não largar a auditoria, que eu estava na (Leather?), meu irmão ficou lá. Mas, passou um tempo, o Marçal me chamou e perguntou: “Você não quer sair daí? Porque, pelo menos a Petrobras é uma grande empresa que vai se projetar. E o (Leather?) é uma empresa americana, a gente não sabe o que pode ocorrer”. Aí eu recorri ao presidente do (Leather?), que era o Walter Miguez de Mello, aí ele disse: “Olha, o meu irmão trabalha lá. Aqui eu...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memória Petrobras

Realização Instituto Museu da Pessoa

Entrevista de Jorge Silva

Entrevistado por Sérgio Retrós

Rio de Janeiro, 19 de março de 2009

Código: MPET_TRAB_TM013

Revisado por: Giovanna do Carmo de Melo e Silva Oliveira

P/1 – Seu Jorge, diz o seu nome completo, local e data de nascimento?

R – Jorge Silva, a data de nascimento é 22 de maio de 1927, nascido na capital do Estado do Rio de Janeiro.

P/1 – Seu Jorge, quando o senhor entrou na Petrobras?

R – Na Petrobras eu já entrei em 13 de setembro de 1956, né? Nós fomos logo, direto para aquele prédio do (Barcercer?)... não sei se vocês lembram do Barcelos, não? Então, a Petrobras, no início, ela estava somente ali na Avenida Rio Branco, 81, Edifício Mercantil… Eu vou contar uma pequena história: eu estava lá, já tinha trabalhado na Hamilton do Brasil, e a Petrobras, através de um vendedor... que eu já tinha saído da Petrobras, fui trabalhar como auditor do laboratório (Ledro?), que, por coincidência, o Walter Miguez de Mello, era irmão do Leopoldo Miguez de Mello da Petrobras, ele era médico do Getúlio Vargas. E acontece que o Dimitri foi lá me procurar e disse: “Jorge, a Petrobras comprou as máquinas Foremost da Hamilton, e ele quer um técnico para implantar aquilo ali”. Eu falei: “Olha, eu vou fazer o seguinte, eu estou aqui como auditor com o doutor Walter Miguez de Mello, eu vou chamar o meu irmão”, que já tinha trabalhado na Hamilton, “e vou levar o meu irmão pra lá”. E era o Marçal Zobaran, que é até falecido, que era chefe do SEL, Serviço de Executivos Locais, onde a máquina estava instalada. E eles não tinham condições de começar a iniciar a máquina. Eu, pra não largar a auditoria, que eu estava na (Leather?), meu irmão ficou lá. Mas, passou um tempo, o Marçal me chamou e perguntou: “Você não quer sair daí? Porque, pelo menos a Petrobras é uma grande empresa que vai se projetar. E o (Leather?) é uma...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Um flamenguista pelo mundo.
Vídeo Texto

Francisco Moraes

Um flamenguista pelo mundo.
O negócio que impulsionou o Itaim Bibi
Vídeo Texto

Francisco Sala Montserrat

O negócio que impulsionou o Itaim Bibi
Eu nasci Flamengo
Vídeo Texto

Antônio José Gonçalves Moreira Leite

Eu nasci Flamengo
Atendimento personalizado
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.