Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História

Umas das "Marias" Guerreiras

Esta história contém:

Umas das "Marias" Guerreiras

Francisca Célia: Um pouco da minha história

Seu nome é Francisca Celia, mas gosta de ser chamada apenas de Célia, ela tem 51 anos, nasceu no dia 20/04/1971 em Rio Branco - Acre, nacionalidade brasileira, concluiu apenas o Fundamental, filha de ex agricultor e comerciante, Francisco Ermelio e dona de casa Tereza da Cunha, a filha mais velha dos 5 irmãos. Ainda criança, já ajudava seus pais numa mercearia, pesando farinha, arroz, arrumando prateleiras. Na sua adolescência ajudava sua mãe na pensão.

Nos seus 23 anos, conheceu seu marido, com quem está casada até hoje, Moises Gabriel é o nome do seu amado, assim que se juntaram para morar juntos, logo Célia ficou grávida de Jessica, sua primogênita, foi muito difícil saber dessa notícia, pois ela não tinha emprego e seu marido não tinha um emprego fixo. Célia continuou como dona de casa e Moisés como vendedor. Após o nascimento da primogênita, o casal teve mais duas meninas.

Como seu marido passava o dia trabalhando, Célia tinha que cuidar de suas três filhas e, desde então, já não fazia suas vontades e seus sonhos foram deixados de lado, por conta da responsabilidade de ser mãe e dona de casa. Sua rotina era acordar, arrumar suas filhas, levar para escola, chegar em casa, fazer o almoço, arrumar a casa, lavar roupas, cuidar dos animais, e aprender a ser só, pois seu marido saía pela manhã e suas filhas para a escola. E por um bom tempo sua rotina continuou sendo essa, seu casamento estava desmoronando, e Célia tirava forças de si e acreditava muito na sua fé.

Ao passar do tempo, Moisés, seu esposo, abriu um mercado e, com o dinheiro, conseguiu pagar um curso de cabeleireiro, empolgada não pensou duas vezes e realizou o curso, mas mantendo suas responsabilidades de ser mãe e dona de casa. Abriu seu salão e, aos poucos, foi conquistando seus clientes e conseguindo comprar suas coisinhas que sempre teve vontade sem ter que pedir dinheiro para seu marido. Célia relata que...

Continuar leitura
Palavras-chave: mariasquenosinspiram
Fechar

Umas das "Marias" Guerreiras

Dados da imagem Umas das

Imagem de:
Francisca Celia

História:
Umas das "Marias" Guerreiras

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
motociclismo, viajar

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.