Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 27 de agosto de 2015

Uma vida que integre você a tudo aquilo que está ao seu redor

Esta história contém:

Uma vida que integre você a tudo aquilo que está ao seu redor

Vídeo

Eu nasci em São Paulo, no bairro do Ipiranga, no Hospital Leão XIII, que é em frente ao Museu da Ipiranga. Mais paulistano do que isso, só nascendo no Bixiga. Meu pai e minha mãe também nasceram em São Paulo. A família do meu avô veio da cidade de São João Del-Rei para Campinas e depois para São Paulo. Meu avô Sebastião trabalhou no O Estado de São Paulo. Ele foi um dos funcionários mais antigos e mais velhos, no bom sentido, porque ele viveu 103 anos. Ele trabalhou no jornal Correio de Campinas, começou a carreira dele e conheceu a minha avó Maria. Casou em Campinas e veio pra São Paulo. Isso foi provavelmente na década de 1920 pra 30, porque o meu avô nasceu em 1887 e o meu outro avô, Arthur Roberto Filho, nasceu em 1886; eu gravei muito isso porque foi o ano da Lei do Ventre Livre, a lei da libertação dos escravos pela princesa Isabel. O meu avô Arthur tinha uma história diferente. Ele trabalhou e se aposentou na fábrica Votorantim de cimento.

Meu pai conheceu minha mãe em São Paulo, em um desses passeios, antigamente se passeava muito em parques. Meu avô Arthur era uma pessoa muito rígida e o meu pai se formou em Contabilidade, mas ele foi um cara extremamente esforçado porque ele fez tudo escondido. Meu avô não queria que ele estudasse, queria que trabalhasse porque é o que ele achava que dava certo. O meu pai continuou estudando, fez curso de Contabilidade, depois fez Economia. Trabalhou 35 anos na mesma empresa, na Fepasa Ferrovias Paulistas. A minha mãe era uma pessoa mais dedicada pra casa. Ela gostava muito de costura, ela fez corte e costura, modista e tudo o mais, trabalhou com uma tia minha chamada Aparecida que levou ela para uma dessas famílias bem tradicionais de São Paulo, e elas confeccionavam todas as roupas dessa família. Ela trabalhou a vida toda dela nisso. As minhas roupas e as da minha irmã eram feitas pela minha mãe.

A gente morou primeiro na Casa Verde, numa das casas do meu avô Arthur. A gente ia...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.