Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Uma vida , muitas história

Esta história contém:

Professora: Engracia Maria Farias Oliveira 4 º ano B

Resumo da história

Uma vida, uma história

Conceição Martins, nascida na cidade de Capivari, estado de São Paulo, hoje com oitenta e um anos de idade, residente em Indaiatuba é exemplo de coragem, alegria e amor.

Aceitou ser nossa depoente, relatando-nos a sua história de vida, e partes da história da cidade de Indaiatuba.

Contou-nos que a princípio sua vida não foi fácil. Morava em um sítio onde trabalhou na roça até os dezoito anos.

Quando criança gostava de brincar com as primas, de bola ao cesto, pular corda, esconde- esconde e outras... Como todas as meninas, sonhava em ter uma boneca de papelão, (a famosa da época) que depois de muito esforço e trabalho, ganhara de um tio.

Conceição também fazia suas travessuras! Certa vez aproveitou a ausência de todos e tirou o pêndulo do relógio da parede. Por não conseguir recolocá-lo no lugar, escondeu-o no quintal, sendo mais tarde encontrado pelo tio, e assim, foi descoberta sua traquinagem.

Na escola foi uma aluna esforçada, porém necessitou parar de estudar no terceiro ano, para auxiliar a família nos trabalhos da roça.

Conceição e um primo desde criança se enamoraram um pelo outro. Quando jovem, casaram-se e tiveram apenas um filho, do qual cuidou com muito carinho.

O sonho da casa própria foi realizado, graças ao esforço dela e do esposo, bem como a bondade do proprietário da casa em que pagavam aluguel.

Conseguiu se aposentar aos sessenta anos de idade e muito trabalho. Não parou por aí, continuando a trabalhar até os setenta anos e se aposentando novamente.

Conta que ao vir morar em Indaiatuba a vida não era fácil, mas com a boa convivência com o esposo e a família, conseguiram ultrapassar todas as barreiras.

Nossa depoente fala que ao chegar aqui, esta cidade era muito...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.