Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Anônimo
Por: , 9 de agosto de 2012

Uma nova mulher

Esta história contém:

Uma nova mulher

O meu nome é Manuela, tenho dezenove anos, nasci e moro no estado do Rio Grande do Norte.

Minha mãe se separou cedo do meu pai, eles não moram juntos, minha mãe foi um tipo de pessoa que quando ela se separou ela não quis saber mais de nada, jogou tanto eu como minha irmã mais velha nas costas da minha avó, e graças a Deus que eu tive a minha avó para criar a gente, porque se não fosse isso só Deus sabe que poderia ter acontecido até algo pior, quis muito o amor da minha mãe e não tive, mas tive o amor da minha avó que correspondeu, que foi bem carinhoso.

Quando eu morava com meus avós, minha mãe só nos visitava de vez em quando, ela vivia mais no meio da rua, porque minha mãe, no tempo que surgiu o crack, ela usava. Só logo no começo, graças a Deus hoje ela não usa mais, mas nesse tempo foi quando ela não quis saber da gente. Meu pai ele até hoje ainda é alcoolista, ele é um tipo de pessoa que não está nem aí, nunca esteve.

Eu fui para a escola com sete anos, porque quando meu pai me registrou eu já estava perto de fazer os sete anos. A escola era perto da minha casa, alunos normais, tanto os bagunceiros como os alunos bons. Foi muito bom, porque eu sempre tive vontade de estudar quando eu era pequena, eu sempre ficava falando para a minha avó que eu queria estudar, e ela nunca me colocava por não ser registrada. Eu tinha que estar registrada porque até naquele momento eu não existia, foi quando ela conseguiu falar com meu pai, tentou, se esforçou, aquele negócio todo, me registrou, então ela me colocou na escola.

Da escola eu lembro da minha primeira professora, era muito boa, muito boa mesmo, carinhosa, atenciosa… Tinham os momentos de intervalo, que eram os recreios. Como eu estudava de manhã, eram às nove e meia… Tinham as provas e ela ensinava bem, na primeira série eu já fui começando a aprender a ler, ela ensinava muito bem, era uma escola pública.

Bem, continuei frequentando a escola,...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF
Projeto Memórias e Histórias de Mudança Depoimento de "Manuela" Entrevistada por Márcia Ruiz e Fernanda Prado Natal, 9 de agosto de 2012 Entrevista VV_HV042 Realização Museu da Pessoa Revisado por Teresa de Carvalho Magalhães Transcrito por Claudia Lucena (MW Transcrições) Nesta entrevista foram utilizados nomes fantasia para preservar a integridade da imagem dos entrevistados. A entrevista na íntegra, bem como a identidade dos entrevistados tem veiculação restrita e qualquer uso deve respeitar a confidencialidade destas informações.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Um banco na roça
Vídeo Texto

Longuinho Afonso Lamounier Filho

Um banco na roça
Honestidade é tudo
Vídeo Texto

Antônio Alves Rolim

Honestidade é tudo
As encruzilhadas e uma redenção
Vídeo Texto
Caneta no bolso e pé na estrada
Vídeo Texto

Carlos Alberto Spagnolo Stahl

Caneta no bolso e pé na estrada
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.