Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 20 de dezembro de 2006

Uma mulher da roça e da luta

Esta história contém:

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Perpetuando a Rede LAC

Entrevistada: Margarida Pereira da Silva (Ilda)

Entrevistadora: Auxiliadora Dias Cabral (Rede LAC)

Caruaru (PE), Brasil, 20/12/2006

Código: RedeLAC_HV016

Realização Museu da Pessoa

Transcrição: Augusto César Mauricio Borges

Revisado por Joice Yumi Matsunaga

R – Eu sou a Auxiliadora Dias Cabral, assessora do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais (MMTR) do Nordeste. Fui uma das entrevistadas, fiz o curso com o Museu da Pessoa e estou aqui para fazer a entrevista com a nossa companheira Margarida. Eu gostaria que a companheira dissesse o seu nome, falasse um pouco da sua identificação: quem você é, data e local de nascimento.

O meu nome é Margarida Pereira da Silva, mas desde criança que eu tenho o apelido de Ilda, muita gente ainda me conhece por Ilda. Eu nasci no dia 27 de outubro de 1948, em uma comunidade rural chamada Diogo, no município de Surubim. Hoje, Diogo é município de Casinhas – porque na época Casinhas era um distrito de Surubim – Pernambuco, Brasil.

P – E os teus pais, tua família?

R – O meu pai chamava-se Manoel Pereira da Silva e minha mãe Amara Maria da Conceição.

P – Qual era o emprego deles?

R – Trabalhadores rurais. Mesmo ele sendo de origem rural, no período entressafra, como se diz, no período do verão, ele negociava. Dependia do que ele definia de negociar: ele negociou com queijo, negociou com faca, negociava com charque, bacalhau, carne seca ou de sol, nos sábados, na feira local de Surubim. Queijo, faca, rádio ele vendia em outras cidades.

P – Faca, faca peixeira?

R – Sim, faca peixeira. Todo e qualquer tipo de coisa que ele imaginava negociar, ele negociava; e ele também ia negociar na zona da Mata. Ele também foi uma pessoa que no período do verão ia ao corte de cana e a minha mãe ficava com os filhos e filhas e também cuidando da horta e dos animais.

P – E dos seus avós, você sabe alguma coisa?

R – Ah, eu sei. O meu avô paterno se...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.