Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História

Uma mulher comum, com uma força incomum

Esta história contém:

Aurinete Ferreira da Silva Lima nasceu no interior da cidade de Plácido de Castro-Acre, no dia 08 de 1980, ela é representa uma das Marias citada na canção de Milton Nascimento chamada Maria, Maria, pois, a Aurinete tem uma história de força, pois vivenciou a dor e a alegria ao decorrer de sua vida. Aos 9 anos de idade, sua mãe faleceu, viu em seus olhos a dor de perder a única pessoa em que confiava e de quem recebia o cuidado, já que, seu pai era alcoólatra e não era presente. Após a morte de sua mãe, ela e seus quatro irmãos se dividiram e foram cada um morar na casa de suas várias tias, seguindo assim, em diferentes trajetos de vida. Mudou-se para a cidade de Rio branco Acre aos 10 anos de idade, e morando com sua tia vivenciou muitos traumas, abusos por parte de tio e primo, isto é, uma criança desprotegida, à mercê de pessoas más. Foi assim que, aos 16 anos, engravidou de sua primeira filha, de um relacionamento que ela preferiu não manter, ao se dar conta da situação na qual se encontrava, sem trabalhar e sem terminar o ensino médio, ela sofreu em dobro por ela mesmo e pela sua filha que agora haveria de cuidar. Aos poucos ela foi tentando se reerguer, aos 18 anos conseguiu concluir o ensino médio e conheceu seu atual marido, logo em seguida engravidou de sua segunda filha. Seu esposo começou a trabalhar para que pudessem construir suas vidas, e ela, apesar de ter duas crianças pequenas, conseguiu um emprego em uma loja do centro de Rio Branco, e passava o dia todo fora e suas filhas ficavam na casa de sua sogra e irmã. Com o passar dos meses, conseguiram comprar uma casa simples de madeira para morarem. Seu trabalho era muito exaustivo, pegava ônibus cedo, sofria humilhações por parte dos clientes e chefe, assaltos e entre outras situações difíceis. Depois de 6 anos nesse trabalho, ela adquiriu um esgotamento físico, chegando ao seu limite para pedir demissão, e assim ocorreu. Passou-se um tempo, o amigo de seu marido...

Continuar leitura
Palavras-chave: mariasquenosinspiram

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.