Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Ana Paula da Silva
Por: Ana Paula da Silva, 16 de fevereiro de 2024

Uma metáfora e uma vida (quase) perdida

Esta história contém:

Uma metáfora e uma vida (quase) perdida

Era professora em um projeto social na zona rural, umas das minhas alunas, aos 8 anos de idade, chega iconsolável na sala de aula. Pergunto o que estava acontecendo com ela e a história é como segue:

\"Meu irmão foi servir o exército e morreu ontem.\"

Sem saber como reagir, apenas acolho aquela menina com um abraço e aguardo o pranto abrandar para perguntar sobre o ocorrido.

\"E como foi isso? Quer me contar?\" E ela chora ainda mais.

Chamo a psicóloga do projeto que prontamente se dirige à uma outra sala para ligar para a mãe dela. Enquanto isso me pergunto como aquela menina estava ali com o caos que estava aconetecendo em sua família.

A psicóloga volta e, calmamente, pega a menina e sai.

Me chama após um tempo e introduz a história fatídica:

\" O irmão estava de serviço ontem a noite e ligou para a mãe dizendo que estava morrendo de cansaço. A menina, quase adormecendo, ouve a história e cria a cena do irmão literalmente morrendo. Crianças têm uma limitação ao compreender a linguagem simbólica. O irmão está bem, todos estão bem, mas pra ela foi real. Pode acalmar a turma e voltar que eu sigo com ela daqui.\"

Aprendi nessa ocasião que, especialmente com crianças, e ainda mais de acordo com o nivel social, é preciso muito cuidado com a linguagem!

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.