Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História

Uma Maria, com o nome igual a tantas outras, mas com uma história de vida única.

Esta história contém:

Uma Maria, com o nome igual a tantas outras, mas com uma história de vida única.

Vídeo

Maria Ferreira de Azevedo, conhecida como Meury, é uma sobrevivente e uma fonte de inspiração. Atualmente com 47 anos, nasceu no seringal do município de Sena Madureira, interior do Estado do Acre, no dia 16 de maio de 1975. é a irmã mais velha dos 9 filhos de Alzenira Ferreira Lira e do falecido Francisco Silva de Azevedo, trabalhadores rurais no campo (seringueiros) e informais na cidade (empregada doméstica e carpinteiro). Sua infância se resumiu a ajudar, desde muito cedo, a cuidar dos irmãos mais novos, pelo fato de a família passar por constantes dificuldades socioeconômicas no interior do estado, mudou-se com os pais e os irmãos para a cidade de Rio Branco, em busca de condições de vida que fossem melhores e favoráveis daquelas vivenciadas na sua terrinha natal.

Entretanto, ao chegar na nova cidade, com grandes expectativas para um novo recomeço, muitos foram os desafios e os problemas que surgiram com a nova readaptação da família, pois não tinham onde morar e nem possuíam empregos, o que já incluía a incerteza de saber se iriam comer no dia seguinte, visto que o pouco que conseguiam, geralmente, era proveniente da ajuda de doações de pessoas desconhecidas que se comoviam pela família. Por viver nessa condição precária, ainda nova, passou a trabalhar como babá, e por esse motivo, embora estivesse matriculada em uma escola da cidade, a frequentava muito pouco, por não ter o que vestir e nem dinheiro para ir, visto que por conta da localidade, que era distante da residência em que vivia, ela acabava dependendo do ônibus. Deixar de trabalhar não era uma opção, por conta dos seus esforços incessantes, conseguiu estudar até o sexto ano do ensino fundamental.

Casou-se muito cedo com o seu primeiro amor, e o salário que recebia como babá e outros bicos passaram a ser direcionadas ao próprio sustento e ao sustento da nova família que estava sendo formada. Com o passar dos anos, perdeu o pai. A sua mãe e os seus irmãos...

Continuar leitura
Palavras-chave: mariasquenosinspiram

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.