Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Malouh Gualberto Cavalcanti, 11 de dezembro de 2023

Uma historia de artevismo e amor!

Esta história contém:

Uma historia de artevismo e  amor!

Nasci em 1952, filha de uma pintora de paisagens e um médico (Lourdes e Geraldo Gualberto). Uma família absolutamente enquadrada dentro das formalidades sociais da classe média.

Aos 16 anos conheci Odilon Cavalcanti, um artista precoce, que começou a desenhar e pitar ainda muito pequeno, sua família me informa que aos 2 anos ele já fazia retratos dos amigos dos pais.

Cursei a escola sem grandes sobressaltos, mas antes de fazer a faculdade fui enviada à Europa (Suíça) para estudos de línguas e o caminho que acreditasse mais adequado às minhas vocações (ainda não explicitas).

Embarquei na busca de estudar fotografia e historia da arte, com ajuda de amigos e uma especialista em arte consegui após conseguir me comunicar em francês, com certa fluência, entrar para o Jornal Tribuna de Genebra, aí tive problemas com o estágio, mas fui convidada a fazer um estágio na Documentação do jornal onde minha tarefa principal era a escolha de fotos. Tendo observado técnica e luz, complementando este aprendizado foi complementado por cursos de história da arte mundial na universidade do parque dos Bastiões. De volta casei me com Odilon e aí começa a trajetória de aprendizado de minha vida. Tive 3 filhas e vi que teria que incentiva las ao conhecimento. Para isso fiz um curso de Biodança (ou Psicodança) com Rolando Toro, antropólogo chileno e profundo conhecedor de rituais e danças étnicas. A partir disso me juntei a um grupo de mães jovens casadas com artistas, e criei um movimento chamado Escolinha da vida, onde embasada nas experiências da Psicodança e tirando todos os materiais e brinquedos habituais das crianças brasileiras incentivava as crianças a criarem seus brinquedos e suas artes, com barro, folhas, material a reciclar enfim... Foi um sucesso e nosso processo foi levado a uma colonia de férias do banco BNB do Ceará. Aos finais de semana pais artistas criavam com suas artes novas linguagens em música, desenho, escultura,...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.