Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 12 de março de 2025

Uma história de amor e por amor: a história de Naomi

Esta história contém:

Uma história de amor e por amor:  a história de Naomi

Com vivacidade e autenticidade, Naomi compartilha as raízes de sua identidade, fincadas no Montanhão, bairro periférico de São Bernardo Paulista, um lugar aos pés do morro que moldou seu caráter resiliente.

Em suas lembranças da infância, a força dos laços familiares e a herança baiana se destacam com calor. O período escolar surge como um terreno fértil para sua curiosidade insaciável, especialmente sua fascinação pelos dinossauros.

"Uma criança artística" – assim se define Naomy, evocando uma mente vibrante, um talento precoce e uma determinação inabalável que a conduziram ao universo das artes visuais.

Em um tom mais introspectivo, Naomy explora as complexidades de seus laços sanguíneos, a dor da ausência de conexão afetiva em meio à família, as nuances dos afetos dispensados e sua jornada de autodescoberta como mulher.

Ao se abrir para o "mundo externo", Naomy descreve tanto as dores da realidade quanto os deleites de se descobrir e de encontrar figuras cruciais em sua trajetória.

Em um caminho de vida sinuoso e autêntico, Naomy aborda sua sexualidade e sua transição de gênero com a força de quem se reinventa: "De um menino gay enrustido para uma mulher que faz história com sua luta". E com a lucidez de quem vive na pele, pondera: "Para uma mulher trans, às vezes a transfobia pesa mais que as vitórias."

Ao revisitar sua trajetória profissional, a memória do trabalho temporário como professora residente de artes no CAPS Jabaquara ressoa como um marco crucial para sua autoidentificação como artista.

Questionada sobre sua maior motivação, a resposta brota genuína: "Eu mesma, minha vida. E o fato de saber que se eu continuar lutando hoje, amanhã eu posso ser inspiração para outra mulher trans, assim como eu me inspiro em mulheres que já passaram por esse processo."

Ao falar de seus anseios, a ênfase recai sobre a autenticidade: "Meu sonho é ser eu mesma", e logo emenda com a profunda aspiração de "poder...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Uma história de amor e por amor: a história de Naomi
Data: 12 de março de 2025
Local de produção: Brasil / São Paulo
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.