Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Um pouco da história da ECT

Esta história contém:

Um pouco da história dos Correios

Em 1969, o antigo DCT – Departamento de Correios e Telégrafos, da administração direta do Governo Federal, foi transformado na ECT – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, com o objetivo de mudar a gestão dos Correios. O DCT era completamente decadente, onde faltava tudo, os funcionários, e na época eram funcionários, tinham que comprar o material de trabalho do próprio bolso.

O desafio era implantar uma administração moderna na nova Empresa, que tornasse o Correio viável. Com a Consultoria do Correio Francês foram realizadas mudanças essenciais, em um país de porte continental como o Brasil, para melhorar a qualidade dos serviços prestados, como a criação da RPN – Rede Postal Aérea Noturna. Para tornar a ECT mais eficiente e eficaz e deixar de ser um cabide de emprego do Governo, foi criado também o curso de Administração Postal, com CONCURSO PÚBLICO (na época eram cerca de 30.000 concorrentes para 40 vagas), inicialmente realizado na PUC – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde os primeiros colocados iam fazer o curso na ENSPTT – École Nationale Supérieure des Postes et Télécommunications da França, que desde 1888 e até os dias atuais, forma os seus quadros superiores. E a França mantém o curso, sendo um PAÍS DESENVOLVIDO, e não subdesenvolvido com bolsões EM DESENVOLVIMENTO. As grandes Escolas francesas como a ENSPTT, a ENA – Escola Nacional de Administração, formam os “cadres” que vão atuar em todos os setores do Governo, inclusive sendo Presidentes da República. Tive a competência de ter sido o PRIMEIRO colocado da terceira turma da PUC e consequentemente fiz o curso de 3 anos em Paris, como bolsista dos Correios. Se fosse hoje, tenho a certeza de que iria um apadrinhado político, já que a MERITOCRACIA atualmente não existe. Devido a uma recomendação do MEC – Ministério da Educação e Cultura, os últimos Administradores Postais...

Continuar leitura
Palavras-chave: correios 350 anos, correios

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

A arte de ensinar filatelia
Vídeo Texto

José Luiz Peron

A arte de ensinar filatelia
Texto

João Vieira de Rezende

"Tô aqui pra trabalhar"
Inspirando Ziraldo
Vídeo Texto

Moacyr Viggiano

Inspirando Ziraldo
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.