Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História

O mar pra mim sempre foi um refúgio, um local sagrado de paz, onde sempre pedi permissão para entrar. Me deparar com aquele paraíso sendo invadido por por petróleo me deixou desolada. Salvador ainda não tinha recebido tanto óleo, até que chegou dia 16/10. Fui para vilas do atlântico retirar tapetes de petróleo, tão pesados, que era necessário 3 pessoas para conseguir colocar o material dentro do saco. Foi um dia inteiro retirando petróleo. E quando eu imaginava que tinha vivido um dia de terror, dia 17/10 chegou. A praia de pedra do sal era um verdadeiro cenário de guerra. As pocinhas que se formavam entre as pedras, agora haviam virado caldeirões de petróleo. O cheiro naquela praia era completamente insuportável. Era impossível ver aquilo e não chorar. Eram mais de 100 pessoas (entre elas voluntários e profissionais da limpeza da prefeitura) numa faixa pequena de praia, mas não conseguimos dar conta de tanto óleo. A maré começava a subir e o desespero tomava conta: ainda tinha muito óleo e não iríamos conseguir tirar tudo, aquilo tudo voltaria para o mar. Mas algo naquele dia, no meio de um caos que parecia passar em câmera lenta na minha frente, me fez enxergar um luz na escuridão. Vi pessoas dando um ombro para consolar os que não aguentavam as lágrimas; vi mãos ofertando água, num dia insuportável de calor, para os que estavam com os braços tomados de petróleo; vi pessoas sendo solidárias não somente em retirar petróleo das praias, mas sendo solidárias uns com os outros. Estavamos e ESTAMOS todos juntos na mesma luta, salvar o meio ambiente. O desgate emocional e físico é inevitável, mas seguimos sendo apoio um para o outro.

Fechar

Óleo na praia

Dados da imagem Óleo na praia

Período:
Ano 2019

Imagem de:
Tatiane de Moura Bastos Santos

História:
Um paraíso manchado de óleo

Tipo:
Fotografia

Óleo na praia

Dados da imagem Óleo na praia

Período:
Ano 2019

Imagem de:
Tatiane de Moura Bastos Santos

História:
Um paraíso manchado de óleo

Tipo:
Fotografia

Óleo na praia

Dados da imagem Óleo na praia

Período:
Ano 2019

Imagem de:
Tatiane de Moura Bastos Santos

História:
Um paraíso manchado de óleo

Tipo:
Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.