Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Sariane Olga
Por: Sariane Olga, 5 de junho de 2025

Um nome diferente em homenagem a um rosto desconhecido

Esta história contém:

Todos querem saber a história de seus nomes, quais foram as motivações que induziram nossos pais a escolher essa palavra que nos segue por toda a vida, faz parte de nossa identidade. Meu caso não foi diferente, mas cresce de uma necessidade mais urgente.

- Qual o seu nome? - me perguntam e, após minha resposta a frase que se segue é sempre a mesma - desculpa, pode repetir?

Sariane Olga não chega a ser um trava língua, nem é tão exótico quanto outros nomes - como o do meu tio, que se chama Salvierre, mas isso é outra história -, mesmo assim causa um certo estranhamento e, ao soar pela primeira vez no ouvido, gera um cenho franzido e certa confusão. Acreditem ou não, às pessoas criam nomes mais exóticos a partir dele (é Sarajane? Sarane? Sarine!).

- Mãe, porque meu nome é Sariane? - eu pergunto, mas acredito que minha mãe não seja a pessoa certa para questionar isso, melhor perguntarmos à minha vó paterna.

- Vó, porque meu nome é Sariane?

Dona Sônia é pedagoga e já deu aula no interior, em escolas na cidade e já foi até bibliotecária. Quando meu pai e meu tio ainda eram solteiros, ela tinha uma aluna chamada Sariane, da qual gostava muito e achava - por mais diferente que fosse - seu nome muito bonito. Resolveu, então, anotar o nome dela em um papel e intimar meu pai e meu tio:

- A primeira neta menina que nascer vai se chamar Sariane!

Meu pai e meu tio também gostaram do nome - e também pudera, chamados respectivamente Somer e Salvierre, Sariane era o nome mais comum. Competição iniciada, e muitos anos depois finalmente nasce o primeiro neto... um menino, meu primo mais velho. Se passam três anos e então, finalmente, eu - a primeira neta menina, batizada com o nome da aluna.

Mas vamos adicionar algumas camadas nessa história: você deve estar se perguntando - e sua mãe, o que achou desse nome? Dona Laureane também não fica muito atrás quando o assunto é nome diferente, e aceitou tranquilamente por...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma história em desenvolvimento
Texto

Matheus Alcântara Cardozo

Uma história em desenvolvimento
Laura, não a Francisca
Texto

Laura Malafaia

Laura, não a Francisca
Fabíola, sempre nascendo
Texto

Fabíola Lugão

Fabíola, sempre nascendo
MEU NOME TEM HISTÓRIAS
Texto

Fabíola Lugão C. Viggiano

MEU NOME TEM HISTÓRIAS

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.