Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Sonhador 853
Por: Inventário de Sonhos, 25 de maio de 2020

Um Manuscrito perdido de J.R. Tolkien ou Bolsonaro travestido de Saruman

Esta história contém:

Um Manuscrito perdido de J.R. Tolkien ou Bolsonaro travestido de Saruman

Eu sonhei que possuía um manuscrito de uma obra perdida de J. R. R. Tolkien que teve como grande inspiração a natureza e cultura do Brasil. O texto era muito consistente e tinha muitos desenhos maravilhosos feitos à mão. Dentro do tronco do meu Ipê roxo que está plantado na minha calçada, eu apresentava para um júri acadêmico a tese que provava a autenticidade da obra. O júri estava do lado de fora num grande auditório, mas a minha visão de dentro do tronco do Ipê era outra, a de um palco de teatro com platéia, ou seja, ao mesmo tempo em que eu apresentava a tese, eu tinha a imagem de estar sendo encenada uma peça teatral que eu fazia parte. O auditório e a platéia eram diferentes tanto em cenário como em personagens. Dentro do tronco, o meu irmão, que agora estava na cena, me passou o manuscrito e eu sai para a minha rua, que é uma ladeira, e o estiquei jogando-o para o alto, o vento o levava e me trazia de volta, eu então retornei ao tronco e encontrei uma criança/menino muito simpática que me perguntava se havia feito tudo corretamente, eu dizia que sim, ela então retrucava que estava tudo lá no texto, a destruição desenfreada da Amazônia, a escuridão fatídica em São Paulo em 2019, o nosso descaso com os povos indígenas e as pessoas vulneráveis e muito mais. Mas tudo era culpa do Bozo (Bolsonaro), ele era o grande personagem do mal da história e estava travestido de Saruman, por isso não podíamos nos deixar enganar, essa praga estava lá fora agindo nas trevas. Foi então que acordei.

Que associações você faz entre seu sonho e o momento de pandemia?

Talvez a associação do meu sonho com a pandemia seja a crença de que a origem desse vírus tenha a ver com a destruição da natureza e a falta de segurança lá fora. O que posso dizer é que dentro do tronco eu não me sentia preso e tentava encontrar um sentido entre o manuscrito e a história atual. Quando o menino relatou quem era o vilão, eu me senti perdido...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Um Manuscrito perdido de J.R. Tolkien ou Bolsonaro travestido de Saruman
Data: 25 de maio de 2020
Personagem: Sonhador 853
Autor: Inventário de Sonhos

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.