Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Vídeo

Cabo Frio, Itapemirim, Macaé, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra na Memória e Vida dos Seus Moradores.

Depoimento de Jancarlos Pires dos Santos

Entrevistado por Danilo Eiji e Laura Fuser

Macaé, 18 de março de 2013.

Realização Museu da Pessoa em parceria com o projeto REMA

AECOM_MAC_HV01

Transcrito por Vanuza Ramos (MW Transcrições)

Revisão feita por Danilo Eiji

Jancarlos Pires dos Santos

P/1 — Só para a gente identificar, eu gostaria que você falasse seu nome completo, o local e a data do seu nascimento.

R — Jancarlos Pires dos Santos. Moro em Macaé há 19 anos, nasci em 1993.

P/1 — Em 1993, maravilha. O nome dos seus pais. Vou começar com a sua família e depois nós vamos para você, tudo bem?

R — O nome da minha mãe é Cláudia, mas eu não lembro o nome dela todo, não. O do meu pai é Jean Rodrigues dos Santos. Do meu irmão é Júlio.

P/1 — Júlio? Você tem um irmão, então?

R — Tenho, mais novo.

P/1 — Mais novo? Legal. Conta um pouquinho sobre os seus pais. Você sabe a história deles, da onde eles vieram?

R — Meu pai veio de ____ 00:01:13___. Ele já mora aqui há quarenta e dois anos, eu acho. Minha mãe é daqui já, ela é de Conceição e aí veio pra cá, eu era menor.

P/1 — Entendi. Você sabe como eles se conheceram?

R — Em festa, óbvio (riso), todo mundo se conhece mais em festa.

P/1 — Mas eles já te contaram isso? Como foi?

R — Eu nem perguntava muito, não. Ela só conversava pouco, só o básico “mermo” dentro de casa. Esses negócios, assim, eu nem perguntava muito, não.

P/1 — Mas você é próximo deles, não?

R — Sou. Eu agora não tô morando mais com meu irmão, tô morando sozinho agora.

P/1 — Tá morando sozinho. Faz tempo isso?

R — Não. Eu saí há pouco tempo agora de casa.

P/1 — Legal. Vamos falar sobre isso. Deixou o irmão mais novo lá?

R — É, deixei.

P/1 — Tá certo, cara. Me conta...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Orgulho de ser pescador
Vídeo Texto

Edson Nascimento de Melo

Orgulho de ser pescador
Articuladora dos pescadores
Vídeo Texto

Nurievi Minguta dos Santos Peçanha

Articuladora dos pescadores
Um sobrevivente, com muitas histórias para contar
Vídeo Texto
A pesca e a construção de uma comunidade
Vídeo Texto

Nilmar Silva da Conceição

A pesca e a construção de uma comunidade
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.