Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Um grande coração pequeno

Esta história contém:

Um grande coração pequeno

Já completei 27 anos de trabalho nos Correios. Comecei na entrega como carteiro, depois carteiro motorizado e atendente comercial. Atualmente sou OESP aqui em Fortaleza, Ceará, e já passei por muitas situações marcantes. Uma delas eu sempre recordo, com carinho. É que essa lembrança sempre me motiva a tentar ser um sujeito melhor.

Um dia cheguei mais cedo ao trabalho como de costume – meu horário de entrada era às 8:30. E cheguei cedo sem motivo algum. Será que era o destino tramando? O monitor do setor telegráfico Lavosier Jales veio esbaforido na minha direção:

- Wellington, estamos com um problema e só você pode nos ajudar. Acabamos de receber um telegrama de falecimento. E a entrega é urgente, pois o enterro é em Aracoiaba, interior do Ceará, hoje de tarde.

Prontamente peguei minha moto e fui entregar aquele telegrama. Já tinha entregue muitos telegramas de condolências, mas esse era o primeiro de falecimento que entregava. Não é uma tarefa agradável, devo dizer.

Cheguei ao destino e era uma casa bem humilde. Assim que chamei, fui recebido por um velhinho, com mais de 70 anos.

- Bom dia! Sou carteiro e tenho um telegrama para o senhor Francisco.

- Diga, meu filho. Sou eu mesmo.

Nesse instante, eu que já estava meio constrangido em entregar aquele telegrama por já saber do que se tratava, fiquei ainda mais quando constatei que o destinatário era uma pessoa tão idosa e que morava sozinho. Mas eu tinha de fazer a entrega:

- Senhor Francisco, daria para assinar aqui.

- Mas eu não sei escrever e nem ler, meu filho.

Agora sim, estava preocupado. O velhinho começou a me perguntar sobre quem tinha mandado o telegrama e o que estava escrito.

- Olha, meu senhor, eu não sei o que está escrito. Só sei que foi enviado de Aracoiaba.

- Oh, meu Deus! Oh, meu Deus! Disse o velinho.

Eu já não sabia mais o que fazer. Deixei o telegrama com o velhinho e já estava de saída, sentindo-me aliviado por ele não ter...

Continuar leitura
Palavras-chave: correios 350 anos, correios

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

A arte de ensinar filatelia
Vídeo Texto

José Luiz Peron

A arte de ensinar filatelia
Texto

João Vieira de Rezende

"Tô aqui pra trabalhar"
Inspirando Ziraldo
Vídeo Texto

Moacyr Viggiano

Inspirando Ziraldo
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.