Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Um começo de superação

Esta história contém:

Um começo de superação

Eu não morava com o meu pai, mas com o meu padrasto. Eu tinha mais seis irmãos, a empregada, a filha dela, então havia umas 8 pessoas. Depois que os pais se separaram, eu tive câncer. Foi um câncer maligno no pulmão, que foi descoberto quando eu tinha cinco anos. Só tinha a minha mãe para cuidar de mim, e ela perdeu o trabalho para ficar comigo. Ela ganhava muito bem, mas parou. A gente tinha casa própria, agora moramos de aluguel.

Nessa época, o meu pai voltou, mas não para morar, mas para ficar comigo no hospital. Quando eu entrei no colégio, eu estava com o cabelo muito curtinho porque eu tinha feito quimioterapia. As outras crianças me tiravam muito sarro.

Mas eu não era tímida, e sempre fui de fazer amizades. Então acabou que foi um período bom. Eu ainda estou no terceiro ano, e agora é que está um pouco mais difícil.

Agora eu estou só com a minha mãe. Meus irmãos já são casados, já não moram mais juntos conosco. Eu fico bastante em casa. Gosto de ler, escrever, escutar música e ficar na internet. O último livro que eu li foi Éramos Seis. Quando eu crescer eu quero ser escritora. Tudo o que vem na minha mente para escrever é biografia. Penso em escrever a história da minha família, da minha mãe, que é uma pessoa muito interessante.

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Um começo de superação
Local de produção: São Paulo
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Os desafios do câncer infantil
Texto

José Jaime Bastos

Os desafios do câncer infantil
Rosa e a fábrica de sonhos
Texto

Rosa Maria Neumann

Rosa e a fábrica de sonhos
Força e fé: uma guerreira na luta contra o câncer
Vídeo Texto
Célia: o alicerce da família
Texto

Célia Compagno Cyrino Pereira

Célia: o alicerce da família
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.