Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Trajetória na AmBev

Esta história contém:

Trajetória na AmBev

IDENTIFICAÇÃO Nome, data e local de nascimento Meu nome completo é Adenorto Albino Teixeira. Nasci em 26/02/1959, em São João do Oriente, Minas Gerais.

TRABALHO Ingresso na empresa/ Trajetória profissional Eu trabalhei duas vezes na AmBev, porque primeiro eu trabalhei cinco anos e oito meses na Antarctica. Aí a minha área de serviço foi terceirizada na época. Eu fazia parte da caldeiraria, como faço até hoje da engenharia. Então terceirizaram a caldeiraria. Fui pra essa terceirizada e fiquei três anos. Aí formaram a AmBev. Eu voltei pra empresa, porque ela acabou com a terceirizada. Agora estou com cinco anos. Vai fazer 12 anos que eu trabalho diretamente na empresa, não saí da área. Eu ouvia falar da Antarctica, porque é uma cerveja conhecida, mas da empresa mesmo, eu não ouvia falar. Nessa época eu trabalhava na USIMINAS, em Cubatão, e estava de férias. Eu vinha pra Pedreira, porque minha família estava aqui, esposa e filhos. Então vim passar férias aqui e tinha conversado com o engenheiro da USIMINAS, que era um cara com quem eu havia trabalho 12 anos e gostava muito. Então eu falei a ele que se conseguisse um emprego mais perto da minha família, seria melhor pra mim, porque minhas filhas já estavam virando mocinhas. Ia chegar uma hora que elas iam arrumar noivo, se casar, e o pai não estava nem presente. Então foi uma coisa interessante na minha vida. Eu vim passar férias aqui, na minha casa, em Pedreira, e resolvi bater um currículo. Na época era para a Antarctica. Coloquei o currículo numa sexta-feira, quando foi na segunda-feira eu recebi um telegrama. Aí foi aquela alegria. Falei: "Agora quero ver salário. Se for o que eu ganho aqui ou se for igual, prefiro ficar dentro de casa, porque aí vou estar todo dia com meus filhos." Então mandaram me chamar urgente. Peguei e vim. Disputei teste com 11 pessoas da parte de caldeiraria. Graças a Deus, eu posso dizer e agradecer a Deus que eu fui o felizardo. Entre...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P- Boa tarde.

R- Boa tarde.

P- Obrigada por você ter vindo. Adenor, então eu queria que você falasse o seu nome completo, data e local de nascimento.

R- Meu nome completo é Adenor Talbino Teixeira, sou nascido em 26/02/59, São João do Oriente, Minas Gerais.

P- Adenor, há quantos anos você trabalha aqui na Companhia?

R- Olha, eu, pra dizer a verdade, eu trabalho, duas vezes que eu trabalho na AmBev, porque primeiro eu trabalhei cinco anos e oito meses na Antárctica, aí, a minha área de serviço foi terceirizada na época e... Então eu fazia parte da caldeiraria, como faço até hoje, da engenharia, e terceirizou a caldeiraria, então eu fui pra essa terceirizada e fiquei três anos numa terceirizada. Aí formaram o grupo AmBev, eu voltei pra empresa, acabou com a terceirizada, eu voltei pra empresa, agora estou com cinco anos, vai fazer 12 anos que eu trabalho diretamente na empresa, não saí da área.

P- Você podia falar um pouquinho pra mim o que é que você faz, como que é essa área, o que é a caldeiraria?

R- A caldeiraria é fabricação de peças, a gente fabrica tubulação... fabrica, solda, monta, e, e várias outras coisas, enchimento de eixo, e parte mecânica também, não é só fabricação de peças, é mecânica, é em geral.

P- E essa fabricação de peças que você falou dessa, dessa...

R- Tubulação.

P-É pro fabrico da cerveja, dos refrigerantes?

R- É tubulação que passa o produto, passa a cerveja, é, pra (CIPE?) então, é, (MOSTO?), tudo passa nessa tubulação, então a gente fabrica, fabrica as peças, que na verdade a tubulação é uma peça que é comprada, porque a gente não tem como fabricar, a gente fabrica as peças com a tubulação. E, pra montagem de linha e pra passar produto, cerveja, água, vapor, então tudo isso a gente... é as peças que a gente fabrica.

P- E quando você fala da mecânica, é relacionado a isso?

R- É relacionado a isso também. É, porque tudo isso daí faz parte da...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Profissão de coração
Vídeo Texto

Nilton Divino D´Addio

Profissão de coração
Nos bastidores da História
Vídeo Texto

Augusto Carlos Cassaniga

Nos bastidores da História
Foco na vida
Vídeo Texto

Jefferson de Mello

Foco na vida
A ferro e fogo
Vídeo Texto

Carlos Antonio Noia de Souza

A ferro e fogo
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.