Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Tia Selminha - Semeando Sonhos.

Esta história contém:

Selmirami Nascimento (Tia Selminha) filha de mãe solteira que foi expulsa de casa aos 13 anos, passou a residir na rua, vivendo a fome, o frio e o abandono. Mas a dificuldade, ao invés de bloquear suas possibilidades e seu futuro, forjaram em tia Selminha uma personalidade de sensibilidade com relação a dor do próximo e de que a vida, as escolhas, os caminhos a serem percorridos dependem da forma como enfrentamos e encaramos os problemas.

Aos 18 anos, Selma começa a trabalhar na Embratel e ali começa um processo de arrecadação de mantimentos para serem utilizados em um trabalho de sopão, iniciado por ela, que atendia cerca de trinta crianças diariamente em cinco frentes de trabalho. Esse projeto, apenas com voluntários, mães representantes e doadores amigos durou por cinco anos. Selma que não percebia mudanças significativas nas pessoas, verificou que elas continuavam carentes e necessitadas. Assim decidiu continuar apenas com um trabalho desenvolvendo-o mais na área de cidadania e de inclusão social. Optou por continuar com o trabalho que oferecia maior risco social e escolheu o da Vila Aliança em Bangu. Assim nasceu o Núcleo Sócio-Cultural Semente do Amanhã, fundado por Selma e seus familiares. A instituição oferece cursos nas áreas de esporte e cultura para as crianças da carentes da comunidade, tirando essas crianças da realidade de violência e tráfico diários.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Conquistas e sonhos da comunidade
Vídeo Texto

Maria Irileda da Silva

Conquistas e sonhos da comunidade
Na cidade em construção
Vídeo Texto

José Coriolano Fraga

Na cidade em construção
Precocemente adulta
Texto

Stefan Wohl

Precocemente adulta
Tempos cruzados
Texto

Moriz Lax

Tempos cruzados
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.