Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Maria Cristina Tavares, 23 de agosto de 2025

Tessitura Ancestral

Esta história contém:

Tessitura Ancestral

Vídeo

Olá sou Maria Cristina Tavares mulher preta periférica do bairro do Ibura professora Educadora social escritora Livreiro Livreiro idealizadora da Maria Livreiro uma livraria com proposta de plataforma online e thinner anti que objetiva trabalhar com a literatura étnico-racial infanto juvenil a primeira livraria até então a única livraria em Recife que trabalha com essa proposta a literatura da disseminação comercialização da Literatura Infantil étnico-racial solitariamente a literatura preta lugar de fala então a Maria Oliveira fugiu com essa com essa proposta de melhorar o acesso facilitado a essa literatura para professores educadores familiares e sobretudo as infâncias as infâncias plurais a literatura preta infanto juvenil é uma literatura que traz representatividade que traz e fomenta a construção de identidades E aí essa circulação de palavras para as nossas crianças e especialmente para as nossas crianças pretas de forma positiva se verem Reis rainhas e o contato com a nossa ancestralidade aproximação com a nossa ancestralidade 4 memórias e histórias do nosso povo Oliveira que me reconectar o também frita Então sou Estou com três obrigações a terceira de tá saindo já já em setembro A primeira foi o livro 2021 primeiro livro infantil no quintal da tia Maria é depois 2024 cordel A África é um continente e agora em 2025 vem aí Bahia e as Aventuras em terras africanas que será lançado já já em setembro vai o que vai trazendo essa reconexão e feito fã copa com a nossa ancestralidade com as nossas

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.