Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Tatiane da Silva Reis de Deus, 13 de fevereiro de 2019

Superação gera gratidão

Esta história contém:

Esse relato trás a história de como foi difícil me formar em um curso superior, como os obstáculos me fortaleceram e como é importante ter por perto pessoas que torcem por você. Então vamos lá!

Meu pai faleceu quando eu ainda tinha 6 anos de idade, deixando minha querida mãe com sete... é isso mesmo, sete filhos pequenos. Minha mãe ficou sem chão, lembro-me com clareza das noites que a ouvi chorando quietinha sem saber o que fazer. Mas ela é uma mulher de fibra e é de escorpião (vocês não imaginam como é uma mulher desse signo). Com muito esforço superou todos os obstáculos que foram impostos para ela e olha que não foram poucos. O tempo passou, os filhos cresceram e as coisas foram se ajeitando, isso mesmo... E ufaaaa até que um dia a turbulência passou.

Então a partir daqui eu sigo a minha história, isso a particular, com 14 anos iniciei no primeiro emprego, nada de mais era babá de uma menina linda por sinal fiquei por lá um ano, depois trabalhei de secretária em uma escola de idiomas, mas não foi fácil até aí tudo bem eu nunca tinha tido nada fácil até ali mesmo, fiquei pouco tempo e logo fui trabalhar no comércio... Ah, mas nunca abandonei os estudos, seguia firme, esse trabalho no comércio me fez crescer muito e acredite só sai de lá quando já tinha me formado e também já tinha formado minha família. Essa senhora foi um anjo na vida de minha mãe há muito tempo, e agora me ajudava também.

Logo que terminei o ensino médio, fiz cursinho e passei para o curso de história na universidade federal, nossa foi demais fiquei muito contente e minha família também, eu era praticamente a primeira a estar no ensino superior, tive muitos obstáculos, pra variar né... Ao longo dessa caminhada tive muito motivos para surtar ou enlouquecer mesmo, mas me mantive firme com o apoio da minha família e também do meu esposo, na época namorado. Enfim, em 2014 eu tive meu filho quase junto com meu diploma, colei grau...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.