Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Sueli, uma guerreira

Esta história contém:

Sueli, uma guerreira

Sueli Prates nasceu no dia 15 de agosto de 1963, no município de Cornélio Procópio, fazenda Santa Alice, seu pai era retireiro e sua mãe dona de casa.

Quando era pequena passou muita vontade de comer chouriço e paçoquinha, sua mãe comprou, ela comeu tanto que hoje nem pode ver essas duas coisas. O medo que ela tinha era de assombração e Saci Perere, brincava muito com bonecas de sabugo de milho, telefone sem fio, bets com bolas de meias, bilboquê, bugalha, cama de gato. Na escola gostava muito da comida, só estudou até a quarta série porque ficou de recuperação e não voltou mais.

Naquela época os namoros eram só pegar nas mãos, teve quatro namorados antes de conhecer seu marido. Depois que os filhos cresceram voltou e terminou a oitava série e só em 2011 quando começou a trabalhar como merendeira precisou tirar carta para poder ir trabalhar e, um dia indo para o trabalho foi pegar um vidro de conserva que caiu no chão do carro e perdeu o controle, ela não se machucou, mas o carro não abria mais a porta, teve que sair pelo porta malas, Suely teve que aprender cozinhar com treze anos para ajudar sua mãe, ela gosta de cozinhar pro seu marido e o prato preferido dele é frango com polenta. Esse ano ela terminou a faculdade de pedagogia, mas ainda continua como merendeira na creche de Caporanga.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Vídeo Texto
A psicologia da educação.
Texto

Anna Maria Machado de Campos

A psicologia da educação.
Empregabilidade para afrodescendentes
Vídeo Texto

Patrícia Regina Dias dos Santos

Empregabilidade para afrodescendentes
Desde que eu nasci eu me conheço
Vídeo Texto

Maria do Rosário Martínez Corrêa

Desde que eu nasci eu me conheço

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.