Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 28 de fevereiro de 2005

Sueli de Oliveira Rocha

Esta história contém:

Sueli de Oliveira Rocha

IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Sueli de Oliveira Rocha, sou nascida em Santos, em dois de julho de 1945. FAMÍLIA Minha mãe, Celina de Oliveira Rocha, foi a vida inteira dona de casa, e é até hoje. Está com 86 anos e continua comandando a casa. Meu pai, Miguel Ranieri da Rocha, faleceu no ano de 2000. Ele era corretor de navios. Era uma pessoa que gostava muito de leitura. Não fazia apenas palavras cruzadas, ele programava as palavras cruzadas. Em casa, sempre tivemos acesso a livros, a dicionários. Eles eram pobres. Mas, quando a questão era livros, sempre tivemos um bom acesso a livros e jornais. Acho que isso acabou influenciando toda minha formação posteriormente. Tenho uma irmã mais nova, que é professora de geografia aposentada e um irmão mais velho, também aposentado, que trabalhou em uma outra atividade totalmente diferente da nossa. Ele era administrador de obras. Com isso, ele percorreu quase que o Brasil inteiro. Minha irmã se chama Magali Rocha Guerra e o meu irmão João Lino de Oliveira Rocha. INFÂNCIA Conforme já havia dito, sempre tivemos em casa uma atividade leitora, uma formação leitora. Por exemplo, meu pai chegava em casa, no horário do almoço, trazendo o jornal do dia. Logo que acabava a tarefa de limpar a cozinha, quando o meu pai voltava para trabalhar, minha mãe ficava lendo o jornal e sem querer nós líamos junto com ela. Por curiosidade de ler. Praticamente, entramos na escola alfabetizados pela minha mãe, que tinha somente o que corresponderia à quarta série hoje. Juntamente com isso, líamos muitas revistas. Na época, era a revista X9, que meu pai gostava muito. Além de vários dicionários. Eram dicionários diferentes, porque como ele programava as palavras-cruzadas, possuía dicionários que ninguém tinha. Por exemplo, dicionários de adjuntos, dicionários de palavras monossilábicas, de palavras dissilábicas, dicionários de termos de zoológicos. Essa curiosidade foi sendo...

Continuar leitura
Palavras-chave: petrobrás, trabalho

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Sueli de Oliveira Rocha
Data: 28 de fevereiro de 2005
Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.