Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa,

Sou mais eu

Esta história contém:

Sou mais eu

Vídeo

Eu sempre tive muita curiosidade de aprender, e gostava muito. Eu queria ser uma das primeiras assim, tirar as melhores notas. Na infância eu não lembro muito bem, mas na adolescência, a gente tinha um orientador na classe e a escola tinha vídeo aula. Então a gente prestava nas aulas, e depois, qualquer dúvida, tirávamos com o orientador que tinha na classe. Eu gostava muito de estudar

Depois, não consegui continuar estudando, porque vieram os filhos e eu não pude continuar. Só agora, com quase 50 anos, que eu saí do trabalho, porque não conseguia conciliar, porque eu entrava nove da manhã no consultório, e como era só eu, às vezes eu saía oito horas da noite. Eu não tinha como estudar. Não sei se com a idade, me bateu aquele desespero, aquela vontade de estudar. Pedi demissão, prestei o vestibulinho, passei e fui fazer o curso de auxiliar administrativo. Fiz, depois fiquei procurando outros cursos para fazer, e estou aqui (risos). Fiz o curso do Mil Mulheres, fiz alguns cursos online. Tento estudar sozinha, faço inglês pelo aplicativo Duolingo, vejo alguns vídeos pelo Youtube.

Ah, por ser mulher, acho que encontramos dificuldade sempre em tudo, não só no trabalho. Não só o fato de eu ser mulher quando eu ia no cartório ou quando ia no registro, mas pelo fato de ser também nordestina. Eu sofri preconceito duas vezes, pelo fato de ser nordestina e por ser mulher.

Você chegava no fórum para dar entrada em uma certidão [para a empresa que eu tinha com meu marido], chegava no balcão, ficava ali, as pessoas me olhavam… Aquilo era horrível. As pessoas me olhavam e fingiam que eu não estava ali. Chegava uma advogada, ou alguém com uma aparência boa, e rapidinho vinham atender. Aquilo me… Mas me fortaleceu, porque eu sempre fui muito assim. Na hora, aquilo me chocava e me deixava triste, mas eu nunca deixei que isso me colocasse para baixo. Eu olhava, ficava triste, mas depois ficava: "Não, por que? Problema dele, o...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Sou mais eu
Local de produção: Brasil / São Paulo
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.