Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Geraldo Valério
Por: Geraldo Valério, 17 de janeiro de 2026

Sou fazedor e dizedor de poesia

Esta história contém:

Sou fazedor e dizedor de poesia

Vídeo

eu sou inquilino do universo admiradores da sensor da cultura popular na sua originalidade fazer dois dias e dor de poesias sou também um colecionador de palavras e as palavras que parecem onde eu aplico a rima e a métrica e as transformam em poesias de cordel Mas quem sou como fazer de poesia e o dono dele menino sou um diretor de versos acessível destino faz Cultura como um Fiel defensor poema nordestino minha trajetória de do Sertão do Araripe para Recife Pernambuco dural do Brasil foi o Nordeste horários o sertão vaquejada sou vaqueiro sou forró xote São João São João azeiro só Asa Branca só chow-chow Gonzagão soubesse da cultura exaltado Pajeú na cultura em Bezerros papangu Vitalino Progresso Feira de Caruaru Damares folclore Ciranda baque virado ou baque solto musical sonda eu sou Paço do frevo no carnaval do Recife Antigo Sítio da Trindade Batalha dos baratos em Nova Odessa cidade de Olinda Cultural São Recifes ou felicidade Luiz Luiz em minha expirar exaltado Cais do Sertão Ele nasceu no Pé da Serra e chuva e Trovão sofrido logo cedo a reboco seu peito dolorido por causa de uma Paixão que não foi correspondido 16 anos voltou guerreiros e o sertão querido chegando na sua cidade como ver o povo da região os seus 120g são os oito bairro Januário é que era a sensação da Livia coroação do Rei com poesia marca Xote e Baião cada música um sucesso para o Brasil a seca missa do vaqueiro seu povo aderiu a sua sanfona Branca Maravilha que surgiu com Asa Branca em aço preto o Rei Luisinho repercutiu Pernambucano do século Feira de Caruaru cantor peão com Xaxado exaltou declamado em cordel poema que inspirou com poesia para pular pelo computador lá pelos anos 80 para sua terra voltou vem fazer o seu João seu povo felicitou volta para casa Luiz o que tem para ser cantor sua vida sua história e para a paz e o amor Geraldo Valério

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.