Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Nasci em Porto Alegre/RS, numa família pobre, com sete filhos (dois rapazes, cinco mulheres). Fomos criados estilo militar, tínhamos horário estabelecido pela mãe. Levantávamos bem cedo, tomávamos café e todos juntos, com a mãe, íamos para a escola. Lembro que usávamos camisa branca de tecido chamado “volta ao mundo”, sapato Vulcabrás preto e no inverno tínhamos japona com seis botões dourados. Retornávamos para almoçar, trocar de roupa e alguns minutos de descanso. Enquanto isso a mãe lavava todas as camisas e meias, pois cada um nós só tinha uma muda de uniforme. Logo todos íamos para a Sociedade Ginástica São João, onde praticávamos esportes (ginástica olímpica, esgrima, saltos). No meio da tarde a mãe abria a sacola do lanche e dava duas fatias de pão com shimier para cada um. Lá pelas 17 horas voltávamos à escola para juntos com a mãe fazer a limpeza das salas de aula. Como não possuíamos dinheiro para pagar a mensalidade escolar à mãe negociou com a Diretora a limpeza das salas de aula, varríamos as salas, passávamos pano úmido nos quadros-negro. Eu já me imaginava como professora, adorava escrever no quadro. Pensava em ser igual a minha Prof.ª Alda, calma, educada e que dava atenção a todos os alunos da sala.

Fiz todo o ensino fundamental, na Escola Normal 1º de Maio. Como lia tudo e muito a professora Eliane da biblioteca me deu um apelido “rata de biblioteca”. Conhecia o lugar de todos os livros na biblioteca e sabia muitas histórias. A Prof.ª Eliane foi uma grande incentivadora da minha caminhada de leitora. Acredito que foi a partir desta época que adotei a rotina de colocar tudo em ordem alfabética.

Quando chegou a hora de fazer o 2º grau, no meu pensamento era continuar naquela escola e fazer o magistério. Mas minha mãe não deixou, me mandou fazer Alac, estudo mais forte e que me prepararia melhor para o vestibular, pois não tínhamos dinheiro para cursinho.

Nos sábados ensolarados íamos...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Fui pegando gosto
Vídeo Texto

Solange Cabido Pinheiro

Fui pegando gosto
O meu limite é o céu
Vídeo Texto

Luakam Anambé

O meu limite é o céu
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.