Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Monica Oliveira
Por: Monica Oliveira, 21 de abril de 2024

Sobreviventes de um Mundo Líquido

Esta história contém:

Sobreviventes de um Mundo Líquido

Começo com uma infância marcada pelo abandono de meu pai biológico, um subversivo constante nas listas do AI5, um homem procurado por crime político, comunista, estudante de Direito pela Universidade São Francisco, sim considero-me filha da Ditadura. Eu e minha mãe passamos por questões delicadas de abandono. Fui uma criança diferente e sempre tive problemas de adequação social, as 12 anos havia lido o Capital de Karl Marx, O que é ideologia e já tinha o sangue político de meu pai correndo sobre minhas veias mesmo sem conhecê-lo de fato. Uma infância e adolescência marcada por poucos amigos ou períodos de nenhum. Em meio a estudos e livros distópicos e filosóficos. A falta de adequação social levou-me ao uso de drogas mas isto também não refletiu adequação social e trouxe mais isolamento, refletindo em duas internações psiquiátricas e uma internação por drogadição ativa. Finalmente me libertei do vício um dia de cada vez e tardiamente estou em busca de um diagnóstico de autismo. Dolorosa e ao mesmo tempo libertador saber de que não sou estranha ou algo do tipo, que sou neurodivergente e está tudo bem. Ao longo desta minha existência de 53 anos, casei-me duas vezes e me divorciei, tenho um Bacharel de Ciências Contábeis, um Latu Sensu em Administração de Negócios e uma pós de Filosofia tristemente interrompida por questões financeiras. Falo inglês fluente e dou aulas inclusive, italiano e espanhol básicos e estudo francês.

Tenho plena consciência de minha capacidade intelectual mas reconheço que vivo em um pais altamente preconceituoso e sofro tais reflexos por ser \"diferente\". Amo tatuagem e tenho muitas , isto também causa preconceitos. Sou hetero cis e muitos acham que sou gay, mas eu não me importo mesmo porque tenho amigos queridos da comunidade LGBTQIAPN+ e não sou preconceituosa. Sinto a dificuldade de me encontrar neste mundo líquido de relacionamentos líquidos como relata Bauman em sua obra sobre...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.