Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Caroline Silva
Por: Tamires Puhl Pereira, 19 de dezembro de 2019

Sobre os obstáculos da vida

Esta história contém:

Sobre os obstáculos da vida

Quando você nasce, seus pais planejam uma vida perfeita para você, sem problemas e medos. Mas a verdade é que a vida sempre vai dar um jeito de torná-lo forte através dos obstáculos que terá de enfrentar. Meu nome é Caroline Silva da Costa, nasci em um dia tempestuoso de novembro de 2001, e poucos meses após nascer já enfrentava sérios problemas de asma. Eu vivia constantemente indo a hospitais. Saindo de Cachoeirinha, cidade onde nasci, e vivo atualmente, até Porto Alegre para conseguir tratamento de qualidade.

Entre idas e vindas na minha infância, frequentei a creche. Quando você é criança, vive sem muitos obstáculos e decepções, até que chega um momento em que você tem que tomar uma decisão, e percebe que seus pais não estão lá para fazer isso por você. Uma de minhas primeiras lembranças de infância é de minha turma da creche, eu me dava bem com a maioria das crianças, mas havia uma menina em especial que era a "Valentona" da sala, ninguém gostava dela porque vivia batendo em todos. Por muito tempo enfrentei-a, e defendi meus colegas. Os problemas acabaram quando os professores decidiram troca-la de sala.

Fui ficando mais velha, entrei na escola estadual de Cachoeirinha, Mascarenhas de Moraes, no turno da tarde, e uns anos depois fui para manhã. Os anos que passei de manhã foram os melhores, pois eu podia contar com um ambiente mais maduro, com professores preparados, matérias completas, eventos no intervalo para os alunos e, até mesmo, boa merenda. Lembro-me das funcionárias da limpeza, algumas muito gentis por sinal.

No segundo ano do ensino médio, em 2018, surgiu uma oportunidade de emprego pela manhã, então comecei a estudar à noite. Hoje, no último ano, percebo o quanto esta mudança se fez necessária na minha vida, porém algumas me prejudicaram. Nesses dois anos que estudo à noite, percebi a diferença da escola em relação aos turnos. Há muito mais inclusão e preparação no turno da manhã. No turno...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Sonho de educar
Texto

Margarida Maria Machado

Sonho de educar
Conquistas do dia a dia
Texto

Daniela Campos de Almeida

Conquistas do dia a dia
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.