Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Carlinda Mol Rolla
Por: Luis Paulo Reis , 26 de março de 2025

Serra Pico dos três irmãos

Esta história contém:

Lendas da vó Carlinda

Quem visita a Serra Pico dos Três Irmãos em busca de paisagens incríveis, que proporcionam deleite e as mais belas fotos de seus deslumbrantes mirantes não imagina que a Serra já foi habitada por indígenas da etnia Kamakã Mongoió na qual desfrutavam dos rios de águas límpidas, minas, fontes, grotas, viberas, cachoeiras, corredeiras, bicas e mananciais da região.

Reza a lenda que nesta Serra vivia um lobo, emissário dos preceitos da mãe natureza, que foi designado pelo Deus Sol para proteger os segredos da Serra do nascer do sol até ao anoitecer.

Arauto da Serra, o lobo guardião era enviado como mensageiro de advertência quando índios subiam em suas encostas para caçar animais protegidos pelo Deus Sol.

Seu aulido, vocalização bem forte e que ecoava por toda a Serra, anunciava o agouro que o Deus Sol sentenciava para os crimes ambientais de menor potencial ofensivo, criando alucinações sob fortes ondas de calor, e, para os casos mais agravantes, proferia sua sentença penal condenatória e mortal, lançando raios de fúria provocando um incêndio, que, em conjunto com as rajadas de vento provocavam assobios e sons assustadores que direcionavam o fogo, cercando e matando os malfeitores da natureza.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

A história não caminha como se pensa
Vídeo Texto

Breno Augusto dos Santos

A história não caminha como se pensa
Um relato de casos e causos
Vídeo Texto

Antônio Carlos de Lima Venâncio

Um relato de casos e causos
Para além da paisagem
Vídeo Texto

Aziz Nacib Ab'Saber

Para além da paisagem
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.