Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Selva Guimarães

Esta história contém:

Quem escreveu a primeira dissertação de ensino de História no Brasil? E, quem orientou? Talvez, caros leitores, já saibam quem foi, por outro lado, acredita-se não conhecerem uma faceta cotidiana da professora Selva Guimarães, que é uma referência na História e na Educação, não somente pelo fato que escreveu a primeira dissertação sobre o ensino de História, o que já seria o suficiente, mas sim por sua longa contribuição em formar gerações de professores neste campo.

Ela ao conceder entrevista para o projeto de “Histórias de vida e memórias de pesquisadores do Ensino de História”, narrou que gosta, simplesmente, de ser chamada de professora Selva. Na sua memória cotidiana a professora, além de se identificar como tal, lembrou que seu pai era muito exigente com a escola, falou de seu processo de escolarização, da vida afetiva e estudantil, de suas leituras, da luta pela História e da relação com o “obtuso” Estudos Sociais. Inicialmente, ela relatou sobre o espírito português de sua família, e de como os imigrantes desta não estudaram, eram limitados, pois eram pobres material e culturalmente. E, na sua trajetória profissional, o herdado de sua família era que os filhos se formassem e estudassem. Foi isso que a professora Selva realizou.

Neste recorte narrativo, antes de tornar-se a professor Selva para as diversas pessoas que a conheceram, seus pais exigiam uma rotina de estudos e afazeres domésticos cotidianos. A herança deixada desde o tempo da infância e da adolescência somada às lembranças da casa e das brincadeiras de rua contou com relações entre os entes de uma família extensa, ao conviver com muitos irmãos e os primos, moraram em poucas casas, sendo elas sempre grandes, afinal eram muitos. Marcou sua memória à época da fazenda, com uma casa grande, onde os quartos das meninas só tinham portas de saia para o quarto dos seus pais. Lembrou Selva, afinal era uma forma de proteção para não ter...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Selva Guimarães
Personagem: Selva Guimarães
Autor: Associação Brasileira de Ensino de História (ABEH)

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Marcos Antônio Silva
Vídeo Texto

Professor Marcos Antônio Silva

Marcos Antônio Silva
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.