Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Poeta Mauro Leal
Por: Poeta Mauro Leal, 12 de novembro de 2025

Saudade do meu tio Antônio

Esta história contém:

Saudade do meu tio Antônio

Saudade do meu tio Antonio

(Mauro Leal)

No dia doze de novembro do ano de dois mil e

vinte e cinco aos meus quase sessenta e nove anos,

deitado em um pequenino colchão no chão

do quarto da minha filha Paulinha,

me veio à lembrança com lágrimas,

de quando criança em uma barraca de frutas

em frente ao Hospital Servidores do Estado,

no Centro do Rio de Janeiro, com a minha mãezinha

e meu primo Juninho, comprando maçãs

para levar para o meu tio Antônio, que não me deixaram

entrar para visitá-lo por ser à época uma criança

e que dali mesmo ele foi embora e nunca mais

pude ver meu querido, brincalhão e inesquecível titio Antonio.

Palavras-chave: \\\\

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.