Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História

Sadismo ou Sexismo?

Esta história contém:

Sadismo ou Sexismo?

Meu nome é Rosângela e vou contar uma história que aconteceu comigo quando eu era criança. Foi em 1981, portanto nós, brasileiros, ainda vivíamos sob a sombra do Regime Militar. Um dia, quando eu estava na quinta série do Ensino Fundamental (antigo Ginásio), alguns colegas e eu estávamos no pátio da escola brincando de "beijo, abraço ou aperto de mão" (hoje a brincadeira é conhecida como "salada mista"). Pedi à colega que estava comandando a brincadeira que me fizesse um sinal quando apontasse para o menino que eu achava bonito e queria beijar. Ela cumpriu com o combinado e o menino e eu demos um selinho super rápido. Foi emocionante, mas passou e continuamo nos divertindo no pátio. Quando o recreio acabou, voltamos à sala de aula e um menino que nunca brincava conosco disse à professora que "estavam distribuindo beijos no pátio". A professora, que lecionava História e costumava ser muito severa, quis saber exatamente o que tinha acontecido e me passou o maior sermão por ter beijado o menino. Disse que eu era uma menina e como tal tinha que cuidar da minha reputação. Na época eu nem sequer sabia o significado da palavra "reputação". Ela não me deixou falar para me defender e me senti humilhada por levar a bronca sozinha, pois a professora nem mencionou o menino que tinha me beijado ou as outras crianças que estavam brincando comigo. Hoje, com quase cinquenta anos, superei o pequeno trauma, mas desde esse dia, nunca me esqueci o olhar de desprezo com o qual essa professora sempre me olhava, como se eu tivesse feito algo muito grave ou se eu não fosse suficientemente boa para estar na sala de aula com ela. De qualquer forma, continuei brincando com os meus amigos e amigas, só que não mais no pátio, onde todos pudessem nos ver, mas de forma mais discreta. Confesso que ficou muito melhor!

Palavras-chave: brincadeira de criança
Fechar

Rosângela Mara Galvani Parlamento

Dados da imagem Carnaval  de 3019

Imagem de:
Rosângela Mara Galvani Parlamento

História:
Sadismo ou Sexismo?

Crédito:
Rosângela Mara Galvani Parlamento

Tipo:
Fotografia

Carnaval de 3019

Sadismo ou Sexismo?

Dados da imagem Sadismo ou Sexismo?

Imagem de:
Rosângela Mara Galvani Parlamento

História:
Sadismo ou Sexismo?

Tipo:
Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.