Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Rubens Ricardo Bohlen
Por: Museu da Pessoa, 29 de janeiro de 2003

"Dá para fazer uma enciclopédia."

Esta história contém:

"Dá para fazer uma enciclopédia."

Vídeo

O meu nome é Rubens Ricardo Bohlen. Nasci em Rio Azul, Paraná. Sou administrador de empresas e escolhi esta área porque me identifico, tem muito a ver com a minha maneira de ser. Nasci em Rio Azul, mas me criei em Malé, uma cidade distante 40 quilômetros. Saí de lá aos 19 anos para cumprir com as minhas obrigações militares. Entrei em junho de 1969, na Base Aérea, na extinta Base Aérea aqui de Curitiba. Fiquei lá exatamente 5 anos, 10 meses e 21 dias.

Uma certa ocasião, passeando no centro de Curitiba, encontrei um colega que jogava futebol comigo e já estava trabalhando aqui. Ele me comunicou: “Está abrindo concurso para auxiliar de escritório na refinaria. Você não tem interesse?” Daí eu me inscrevi, fiz o concurso, fui aprovado. Eu saí no dia 31 de maio da Base Aérea, mas foi dada baixa no dia 2 de junho, no dia 4 de junho eu já estava me apresentando na refinaria. Participei dos testes, das provas. Depois eu fui contratado pela empresa, aprovado, e cursei administração de empresas depois. Eu entrei na empresa em 1975.

Era tudo diferente, passava tudo na rodovia. Tinha veículos para deslocar até o canteiro central da obra e escritórios. Então me deslocaram até lá. Daí, fui atendido pelo gerente de RH, senhor Cerqueira. Onde foi feita toda a minha papelada para ingresso. Eu não sabia qual a área, em que setor iria trabalhar. Me falaram: “Você vai trabalhar no setor de Transporte.” Para mim, era coisa nova e acabei me identificando com a atividade. Era um braço da área de Serviços Gerais que atende alimentação, manutenção, as instalações. Eu estou até hoje na área de Infra-estrutura. Tive várias oportunidades para mudar de local de trabalho, mas considero importante você sentir-se bem no seu ambiente de trabalho. Eu considero que essa área de RH, Infra-estrutura, uma escola. E muita coisa que eu aprendi aqui durante esses anos todos no dia-a-dia, eu tenho aplicado à minha residência fora, com meus...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.