Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 13 de agosto de 2002

Ronaldo José Neves de Carvalho

Esta história contém:

Ronaldo José Neves de Carvalho

Vídeo

Identificação Museu da Pessoa - Boa tarde, Ronaldo Ronaldo - Boa tarde. MP - Eu gostaria que você dissesse o seu nome completo, local e data de nascimento. Ronaldo - É Ronaldo José Neves de Carvalho. Nascido em São Paulo a 22 de Maio de 44. Pais e avós MP - Eu queria que você falasse qual é o nome dos seus pais e de seus avós. Ronaldo - O meu pai é Thomaz de Carvalho. É farmacêutico formado em 32. Minha mãe é Eunice Carolina Neves de Carvalho. Também farmacêutica formada no mesmo ano. MP - E eles nasceram aonde, Ronaldo? Ronaldo - Os dois são do interior de São Paulo. A minha mãe é da cidade de Rio Claro. Os avós dela, os pais dela também são da região de Rio Claro. O meu pai, o meu avô por parte de pai ele veio de Minas Gerais, veio do sul de Minas. MP - De que região? Ronaldo - A cidade eu não lembro o nome. Eu sei que era sul de Minas. Vou tentar encontrar alguma coisa a mais ainda... MP - Quais eram as atividades de seus avós? Ronaldo - É... Os dois eram fazendeiros, tanto da parte de pai, de...O meu avô por parte de pai e também por parte de mãe, os dois eram fazendeiros. E depois, no caso, as famílias eram muito grandes na época, então você já tinha a verdadeira reforma agrária. Um tinha dez filhos, o outro 15. O que tinha dez tinha mais dez filhos. Então, quando chegava na segunda geração você já tinha de dividir a terra por 40, 50 e cada um ficaria com um pedaço menor de terra e por conta disso você tinha que ir para outra atividade e foi o que eles fizeram. O meu pai teve a infelicidade dos pais dele morrerem muito cedo. Morreram... O meu pai é de 4, morreram mais ou menos em 16 numa gripe espanhola que dizimou acho que 14 ou 15 % da população brasileira. Foi realmente uma gripe muito forte que teve no mundo inteiro e no Brasil em particular. Então, os irmãos foram divididos. Cada um foi para um tio. Porque eles eram em nove então, não teria ninguém que pudesse cuidar...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

O Clube da Esquina em imagens
Texto

Carlos da Silva Assunção Filho

O Clube da Esquina em imagens
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.