Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Roberval,

Roberval Alves Portela

Esta história contém:

Nascido em 01/09/1943, na cidade do Rio de Janeiro, ao lado do morro de São Carlos , numa casa portuguesa, na Rua Barão de São Felix, hoje já demolida, para construção do Terminal de ônibus Américo Fontenelle. E lá permanecendo até os 7 anos, pois, quando meu pai sob que tentei pegar carona nos trens da Central do Brasil, transferiu logo nossa família , para uma casa nova na Ilha do Governador .Fiz o primário na Escola Progresso da Profª Dorcas e sua filhas Esther e Ruth.

Fiz o ginásio no Colégio Governador e terminei o científico na Mabe na rua Riachuelo, próximo a Lapa.Em seguida cursando o curso Hélio Alonso, consegui entrar na Faculdade Nacional de Direito no Largo do Caco, da UFRJ, em 1965, graduando em 1970.

Curioso conheci vários bares da Lapa, o dancing avenida, a boate do Caubi na Princesa Isabel; fui a shows da Elis na Faculdade de Economia na Urca e no beco das garrafas;no Iate Jardim Guanabara fiquei amigo do cantor Lúcio Alves (isso mais ou menos em torno de 1960) e por último conheci Luis Gonzaga, o Rei do Baião quando morava na Ilha do Governador, aliás o Gonzaguinha , meu amigo no Colégio Governador. Em 1981 fui para São Paulo, morando em Interlagos em Santo Amaro, aonde exerci o meu ofício , por mais de 20 anos.

Atualmente morando na Ilha do Governador fazendo alguns trabalhos jurídicos. Três filhos, duas enteadas e 10 netos ( Vitória com 16 anos e Sophia que esta chegando).

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel
Histórias que vem do berço
Vídeo Texto

Ruth Machado Lousada Rocha

Histórias que vem do berço
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.