Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Roberto Leone Caielli
Por: Museu da Pessoa, 22 de setembro de 2004

Roberto Leone Caielli

Esta história contém:

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO

Eu me chamo Roberto Leone Caielli, nasci em São Paulo, 19 de abril de 1936.

INGRESSO NA PETROBRAS

Meu ingresso na Petrobras foi através da Recap, da Refinaria União, que era uma refinaria particular. Houve uma greve na Refinaria União e como resultado dessa greve foram trocados 51 elementos para que as reivindicações fossem atendidas e fossem demitidos da Refinaria União – Repusa (Refinaria e Exploração de Petróleo União S. A.), na época. Eu fiz parte desses 51 elementos, mas fomos admitidos na Petrobras. Esses 51 elementos foram espalhados pelas várias unidades da Petrobras, como: RPBC, escritório de São Paulo, terminal, a refinaria da Bahia, Rlam; acho que, mais ou menos em síntese, é isso, esses 51 elementos foram espalhados. Nós entramos na Petrobras em 64, eu fui para o Rio de Janeiro, eu e mais uns dez elementos, mais ou menos, fiquei na fábrica de borracha sintética, Fabor na época, hoje Petroflex, alguns foram para a Reduc (Refinaria Duque de Caxias) e foi assim que eu entrei na Petrobras.

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL

Houve o Golpe Militar. Um tempo depois, mais ou menos no meio do ano, em 64, já após o Golpe, nós fomos demitidos da Petrobras, os 51 que tinham entrado e mais muitos elementos funcionários antigos da Petrobras, daí essa turma dos anistiados que existem hoje. A alegação para a demissão na época era política. Por causa do Sindicato, então, quando saí, ficamos desde 64 até 85 fora da Petrobras. Trabalhei em diversos locais, já era formado. Retornamos em 85 para a Petrobras, fomos readmitidos quando houve a primeira parte da anistia. Então nós retornamos ao trabalho e às nossas unidades de origem. A minha unidade de origem era a Recap, que era a refinaria União. Daí até 90, quando a gente se aposentou definitivamente. E já tinham começado aqueles incentivos à aposentadoria, curso de aposentadoria. Até então trabalhei na Recap, no Seprog (Setor de Programação de Manutenção) e na...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.