Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Roberto Faria Silva
Por: Museu da Pessoa, 1 de janeiro de 2005

Roberto Faria

Esta história contém:

Roberto Faria

Roberto Faria Silva

História de vida

Roberto Faria Silva nasceu no dia 30 de maio do ano de 1937, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Passou sua infância morando no bairro Santa Efigênia, um bairro militar, pois seu pai era militar.

Segundo ele, sua infância foi “ vida de moleque”. Estava sempre envolvido com o futebol, jogavam pelada na rua e quando viam a rádio patrulha, conhecida por eles como “carrocinha” todos saíam correndo com a bola debaixo do braço.

Estudou no Colégio Dom Pedro II. Na sua juventude foi para o exército. Quando voltou trabalhou em Banco e depois entrou para a Polícia Civil e hoje é aposentado nesta profissão.

É casado há 45 anos e diz que tem orgulho da sua família. Tem sete filhos e dezessete netos . Apenas um de seus netos, Gustavo, se interessa por futebol. Faria diz que o menino é um fenômeno e é a sua grande esperança de ver alguém da família no esporte.

Roberto faria foi treinador durante 43 anos. Disse que sempre pensou em trabalhar no futebol. Começou ainda menino.

Contou-nos que quando era ainda um garoto, estava indo jogar no campo Pitangui, onde haveria um jogo entre o Matador e o Pitangui. O time dele estava indo de caminhão e quando chegou no trevo da Avenida Antônio Carlos aconteceu uma tragédia. O caminhão tombou e a roda soltou atingindo um dos jogadores que acabou morrendo. Mas Roberto teve muita sorte, pois quando o caminhão virou, caiu na grama e não teve nenhum ferimento. Da grama pôde assistir tudo. Foram muitos feridos e um morto nesse trágico acidente.

Hoje, ele é presidente do time Estrela do Vale. Disse Faria que é difícil ser presidente de um time que não tem patrocínio. “Aí fica difícil mesmo. Mas a gente vai levando. Os jogadores acabam pagando para jogar”.

Roberto Faria prefere ser técnico do que ser presidente. Conta que tem mais facilidade para ser técnico. Segundo ele, o presidente tem que ter jogo de cintura para falar...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Roberto Faria
Data: 1 de janeiro de 2005
Local de produção: Escola Municipal Professor Hilton Rocha (emphr)
Personagem: Roberto Faria Silva
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.