Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Roberto de Regina
Por: Museu da Pessoa, 1 de outubro de 2024

Roberto de Regina

Esta história contém:

Roberto de Regina

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Conte Sua História

Entrevistado: Roberto Miguel de Barros Regina

Entrevistado por: Karen Worcman (P/1) e Rosana Miziara (P/2)

Rio de Janeiro, 01 de outubro de 202

Entrevista n.º:PCSH_HV1410

Revisão: Nataniel Torres

P/1 - Posso te chamar de Roberto?

R - Claro.

P/1 - Eu ia propor, antes da gente sair falando, que a gente juntos fechasse um pouquinho o olho, sabe? E respirasse. E aí eu ia lhe convidar pra, nessa respiração, fazer uma viagem e buscar qual a sua primeira lembrança. a primeira imagem da sua vida? E às vezes essa lembrança, ela não precisa ser muito explícita, ela pode ser, às vezes é um som, às vezes é uma sensação, às vezes é um cheiro, às vezes é uma imagem difusa, mas é como se a gente fosse viajando e buscasse essa imagem lá atrás. E nessa respiração, eu vou lhe convidar a fazer essa viagem por essa imagem, por esse momento, por esse instante, por essa lembrança que muitas vezes é difusa. Explorar assim, como você consegue se ver. Consegue perceber alguma coisa. Não precisa agarrar esse momento. Só sentir. Quando esse momento estiver assim, mais familiar, vale a pena tentar como se saísse dele, se olhar dali e retornar aos pouquinhos, ao momento em que a gente tá, nessa capela linda, nas imagens que estão pintadas nela, retornar ao dia de hoje, possivelmente, se já escutaram o barco, lembrar o café da manhã, lembrar cada coisa que foi acontecendo até a nossa chegada aqui, o despertar, os sons, o café. Quando a gente estiver chegando aqui, a gente saiu ali da varanda e veio andando e botou o microfone. A gente pensar onde foi que sentou, sentir, e sentando nessa cadeira que cada um de nós está. Prestar atenção nesse som que tá, um passarinho. Acho que um pato. O vento. E na hora que sentir que chegou dentro dessa cadeira, é só abrir o olho, e a gente começou. E aí eu queria começar a nossa entrevista com uma pergunta muito simples, que é seu nome completo, data e local de nascimento?

R -...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.