Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Gunnar Vikberg
Por: Museu da Pessoa, 7 de novembro de 2002

Rico em experiências

Esta história contém:

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto: Centro de Memória CTBC

Depoimento de Gunnar Vikberg

Entrevistado por Luiz Egypto de Cerqueira e Karen Worcman

São Paulo, 07/11/2002

Realização: Museu da Pessoa

Entrevista número: CTBC_HV094

Transcrito por Lygia de Sousa Viégas

Revisado por Luiza Gallo Favareto

P/1 – Bom dia, senhor Gunnar. Eu queria que, por favor, para início de conversa, o senhor dissesse o seu nome completo, o local e a data do seu nascimento.

R – Bom, o meu nome é Gunnar Vikberg, eu nasci na Suécia, em uma cidadezinha que se chama _______, no norte da Suécia, e de fato fui criado numa pequena população que chama-se ________, três quilômetros abaixo do círculo polar, e foi aí que eu os meus primeiros passos, e também a primeira escola, uma escola que só tinha ________, e depois, quando tinha completado isso, tinha onze anos e meio, não tinha idade para poder sair da escola, mas é uma escola que tinha ano um, três cinco, um ano; dois, quatro, seis, outro ano, e se você não estava dentro desse... Nascido no ano certo, você estava um pouquinho fora do ritmo, vamos dizer assim. Então, conforme eu tinha completado seis anos, eu estava jovem demais, e para continuar eu tinha que baixar para cinco, que a minha mãe e pai não (relaxaram neste?) _______, então eu fui mandado para continuar a estudar fora. ______ tinha que ir para uma cidade que chama-se _______, hoje _______, também, atualmente trezentos quilômetros, mais ou menos, de _______. Levava um dia inteiro para chegar lá. Mas aí fiquei até [os] dezoito anos, quando fui para Estocolmo e entrei na escola chamada Instituto Real de Engenharia, que era uma das duas escolas universitárias para engenheiros que existia na Suécia na época, em 47. O fato é que eu só poderia começar a escola em 49, porque eu tinha que fazer o meu serviço militar. E como isso era logo depois da Segunda Guerra Mundial, serviço militar era alguma coisa compulsória, você tinha que fazer. Eu fui bom demais, tinha então...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.