Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Ana Costa
Por: Ana Costa, 30 de dezembro de 2023

Resultado depende de comportamento, não de acontecimento

Esta história contém:

Ana Costa é natural de Floriano, Piauí, mora em São Paulo desde a adolescência. É

mãe do João Pedro, 23 anos, estudante de economia pela Universidade de São Paulo (USP).

É graduada em Serviço Social, pós-graduada em Administração hospitalar e Gestão Pública; trabalhou mais de 30 anos em ambiente corporativo, na área da saúde, dos quais, 6 anos atuou como líder de Ambulatório e 7 anos como Diretora de Serviço de Saúde.

Há 6 anos, por conta de “estresse no trabalho, ansiedade e Burnout”, sofreu Acidente Vascular Cerebral isquêmico (AVCI), afetando a área da comunicação. Dentre as sequelas, ficou com afasia (deficiência na comunicação por lesão no cérebro) e na ocasião esqueceu o idioma materno (português do Brasil). Pelo fato de ter o conhecimento dos idiomas inglês e francês passou a se comunicar nos referidos idiomas e ainda adquiriu a Síndrome do Sotaque Estrangeiro (teve que reaprender o português). Ao retornar ao trabalho foi exonerada do cargo de Direção. Cinco dias após a demissão seu companheiro se separou dela. Na época estava cursando doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de São Paulo (USP), faltando aproximadamente 6 meses para defender a tese, porém, esqueceu até do tema da tese.

Depois de ter passado por um período de depressão profunda e síndrome do pânico, Ana Costa decidiu se reinventar e tornou-se escritora. Seu primeiro livro, “Volta se houver motivo para voltar”, autobiográfico, foi lançado em 2016 no Brasil, e em seguida, em Portugal, Canadá e Suíça (está na 3ª edição). Ganhou 2 prêmios de melhor livro biográfico de língua portuguesa, 1 no Brasil e outro em Genebra - Suíça. Em 2018 lançou o segundo livro, “Razão para ser louca”. Ambos concorreram ao Prêmio Jabuti de Literatura. Lançou o terceiro livro, de crônicas, “Vem Prosear Comigo”, em novembro de 2022 na Bienal de Salvador – Bahia, e em janeiro de 2023 em São Paulo, cuja obra ganhou o ...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.